NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Primeira fase do abastecimento de água concluída dentro de um mês

2015-10-28

00:00    00:00

Intervenção quase pronta.

A Câmara da Covilhã conta ter pronta, dentro de sensivelmente um mês, a primeira fase do Projecto de Abastecimento de Água à Covilhã, com a conclusão de condutas e reservatórios na Serra da Estrela.
Na passada quarta-feira, o presidente da autarquia, Vítor Pereira, visitou as mesmas, no âmbito das comemorações dos 145 anos de Covilhã Cidade, apontando o prazo de um mês para o término da obra. "Depois, avançamos para a segunda fase, que é a construção da nova barragem. Está em fase de concurso internacional e vamos ter que procurar apoios, nomeadamente, financiamento comunitário" explica.
Carlos Mineiro, presidente do conselho de administração da ICOVI, diz que três consórcios já se apresentaram ao concurso, reunindo todos os requisitos. Acredita que dentro de um ano o projecto estará pronto a ir a concurso. "Espero que a obra seja lançada no último ano de mandato" diz, estimando que a futura barragem das Cortes custará cerca de 20 milhões de euros.
Para já, estão quase prontos os trabalhos da primeira fase, na ordem dos 11 milhões de euros, que contemplaram a construção de seis novos reservatórios de água e cerca de 30 quilómetros de adutoras. "Com estas obras teremos mais eficiência, mais qualidade e menos perdas de água. Com os novos reservatórios temos capacidades para armazenar 13 mil metros cúbicos de água" frisa Vítor Pereira.
Hugo Ramos, um dos responsáveis pela obra, diz que uma nova barragem é imperiosa na Serra, mas que com estes trabalhos está criada a "espinha dorsal" que permitirá "grandes ganhos de eficiência e qualidade." Carlos Mineiro vinca que com a actual barragem do Viriato, apenas 33 por cento da população covilhanense tem água assegurada, pelo que as explorações que têm sido feitas têm sido fundamentais para garantir que a mesma não falta. "Temos uma barragem com capacidade para apenas um terço das nossas capacidades. Se tivermos um Verão como em 2005, não temos água" vinca José Miguel Oliveira, também da ICOVI.



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Covilhã / abastecimento / água / fase / pronta / Estrela / Intervenção / Câmara / barragem / Pereira

Entidades
Vítor Pereira / Carlos Mineiro / Hugo Ramos / Carlos / José Miguel Oliveira

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Estrada para a Nave de Santo António não está esquecida em Unhais

No dia em que a Câmara inaugura uma ETAR e uma nova avenida, presidente da Junta lembra que é "impre...

Ministro lança barragem

Álvaro Santos Pereira na Covilhã sexta-feira, 29...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL