NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Guia digital para conhecer arte sacra

2011-10-26

00:00    00:00

Gravador irá explicar cada peça do novo museu.

No futuro, quem visitar o novo museu que a Covilhã tem junto ao Jardim Público, o Museu de Arte Sacra, poderá receber à entrada uma espécie de guia digital, ou seja, um gravador, em que será feita, em várias línguas, a explicação de cada uma das salas e peças ali patentes. O anúncio foi feito na passada quinta-feira, 20, pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto.
No dia da inauguração, essa tarefa ficou entregue ao historiador Carlos Madaleno que, demoradamente, explicou cada sala, cada peça, o seu significado. Mas no futuro, não haverá nenhum guia humano para o fazer, mas sim um digital. "Vamos procurar implementar um itinerário sonoro, um gravador. Que explicará aos visitantes, em várias línguas, cada uma das salas" explica o autarca covilhanense, que classificou de "abençoada" a ideia de reconverter a antiga Casa Maria José Alçada num museu que poderia estar "em outra qualquer parte do Mundo". O autarca lembrou o papel da Câmara e Diocese na implementação desta ideia, um esforço "de vários meses" numa área que tem "potencial de expansão. O nosso espólio é imenso e no futuro, se calhar, trará a necessidade de um acrescento" afirma.
Já o Bispo da Guarda, D.Manuel Felício, congratula-se pela escolha de um local "emblemático" para um projecto que "envolveu muita gente" e do qual se deve tirar "partido de todas as potencialidades". O Bispo recorda que o espólio existente é "apenas uma amostra" do que existe no concelho e sugeriu que, no futuro, se possam realizar exposições temporárias de peças de arte sacra que "ainda estão no activo", ou seja, que são utilizadas nas igrejas. "Este museu tem uma função pedagógica, mas não pode ser um repositório de peças, mas sim um livro aberto" afirma D.Manuel.

(Peça completa na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Público / Covilhã / Jardim / futuro / museu / Gravador / Carlos / arte / Guia / digital

Entidades
Carlos Pinto / Carlos Madaleno / Casa Maria José Alçada / D.Manuel Felício / D.Manuel

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Melo elogia trabalho de todos

Autarca homenageado no último domingo...

Judaísmo sefardita mal explorado

Em termos turísticos...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL