Produtos da terra mostram-se na Feira Raiana

2011-07-28

Idanha-a-Nova acolhe este fim-de-semana mais uma Feira Raiana. O objectivo é promover o mundo rural e os produtos da terra.
Idanha-a-Nova recebe a partir de hoje, quinta-feira, 28, e até ao próximo domingo, 31, mais uma edição da Feira Raiana, este ano especialmente dedicada aos produtos da terra, "como forma de promover as actividades ligadas ao Mundo Rural, estimulando o desenvolvimento sustentável da região e contribuindo para a dinamização do sector agrícola e da actividade turística" explica a autarquia idanhense.
A temática surge no âmbito da candidatura ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, PROVERE, "Beira Baixa Terras de Excelência", apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova, entre outras entidades.
Organizada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em conjunto com a Associação Raya la Raya, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, e com a participação de muitas outras entidades, como a Naturtejo, o Turismo do Centro, as Escolas do Instituto Politécnico, a Direcção Regional Agrícola e das Pescas do Centro, a Direcção de Florestas de Castelo Branco, a Junta da Extremadura, a Diputácion de Cáceres e de Badajoz, a Feira Raiana envolve a participação dos principais agentes económicos e sócio-culturais do concelho e desta região transfronteiriça, registando a presença de prestigiadas entidades portuguesas e espanholas.
A Feira Raiana é considerada "um dos certames mais importantes realizados no Interior que atrai milhares de visitantes portugueses e espanhóis que durante vários dias têm à disposição muita animação, mostra de produtos e actividades sócio-culturais" afirma a Câmara de Idanha-a-nova, que no que diz respeito à animação, "para ir ao encontro do muito público diferenciado que visita o certame", promete tardes e noites permanentemente preenchidas "com espectáculos que vão desde a música popular de Portugal e Espanha, ao folclore, que irá levar ao palco Ranchos, bem como grupos de danças e cantares de Espanha, passando pelo Rock, com a actuação de grupos e Dj's que prometem animar o recinto da Feira pela noite dentro."
A gastronomia regional assume lugar de destaque, este ano, apresentando como novidade a "Cozinha ao Vivo e Provas de Produtos Regionais", onde se servirá o melhor da gastronomia da região e dos seus produtos. Os tradicionais restaurantes e tasquinhas marcam presença, em espaços aprazíveis, enquanto se assistem aos espectáculos e animação permanente do recinto. Aos milhares de visitantes vindos de todo o País e de Espanha é "oferecido dos mais representativos pratos da rica tradição gastronómica da Beira Baixa."
Para cumprir a tradição da Idanha e da Raia, também não faltarão as muito participadas largadas e corridas de toiros que durante os dias da Feira, concentram um elevado número de visitantes.
Durante os quatro dias da Feira Raiana, "o programa será bastante diversificado contando com a habitual presença de expositores institucionais, de empresas diversificadas e artesãos, bem como a já tradicional feira do Mundo Rural, worhshops temáticos, actividades culturais e recreativas, espectáculos musicais, exposições, espectáculos de fogo, entre muita animação que permanentemente dará vida e movimento ao recinto."
Os principais objectivos da realização deste evento, que este ano assinala a XV edição, continuam a ser "a preservação da cultura local e a valorização dos produtos regionais, à escala da Beira Interior Sul e Comunidade Autónoma da Extremadura de Espanha, desde o artesanato, gastronomia, produtos agrícolas, entre outros. A comercialização desses produtos junto dos visitantes e a formação de uma mentalidade empreendedora levam ainda o Município de Idanha-a-Nova a apostar num espaço cada vez mais dinâmico e que favoreça a oportunidade para novos negócios, contribua para a dinamização do comércio local e do turismo aumentando a notoriedade do território" afirma a autarquia, que tem expectativas muito positivas sobre o certame "apesar dos condicionalismos do período difícil que o País e a Europa atravessam, apostando-se nesta edição na inovação e qualidade."
Sob a égide dos "Produtos da Terra", a XV Feira Raiana pretende assim "potenciar o concelho de Idanha-a-Nova e a região, onde estes atingem um nível excepcional de qualidade, como são exemplos as carnes de ovinos/caprinos/bovinos, os cogumelos silvestres, os espargos, as criadilhas, as ervas aromáticas, os horto-frutícolas, como a melancia, meloa entre outros. Estarão ainda em destaque pela sua excelência e prémios que os distinguiram a nível nacional e internacional os queijos, os azeites, o pão e bolos, o mel, os enchidos, os produtos biológicos, as ervas aromáticas, os produtos da caça" explica a Câmara.
A Feira Raiana, desde a sua fundação que remonta ao ano de 1994, tem sido "um exemplo da verdadeira cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, reunindo oportunidades de ambos os lados da fronteira, estreitando relações comerciais e culturais e contribuindo para a promoção e divulgação das mais-valias destas regiões raianas."

Notícias da Covilhã

Secções Centrais

Feira / Raiana / Produtos / terra / Espanha / Beira / Centro / Interior / Câmara / região

XV Feira Raiana / Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul / Associação Raya la Raya / Direcção Regional Agrícola / Direcção de Florestas de Castelo Branco