NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Cercig ganha unidades habitacionais

2011-05-11

00:00    00:00

Inauguradas na passada semana.
A Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Guarda (CERCIG) dispõe, desde a passada sexta-feira, 6, de duas Unidades Habitacionais de Apoio ao Emprego, que constituem uma resposta social para pessoas com deficiência. As unidades, que foram inauguradas pelo secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos, visam "oferecer apoio habitacional temporário a quem dele necessite, destinando-se a pessoas com incapacidades ou deficiência, com autonomia, que se encontrem a desenvolver as actividades educativas, ocupacionais ou formação profissional no mercado de trabalho".
Com uma capacidade para 24 pessoas, já estão a proporcionar serviços de alojamento a 20 utentes que frequentam o Centro de Actividades Ocupacionais e Centro de Reabilitação Profissional da CERCIG, segundo o seu vice-presidente José Sequeira Abrantes. Localizadas no Centro de Reabilitação Profissional da quinta da Torre, junto do Parque Industrial da Guarda, as residências representam um investimento de 280 mil euros, financiado a 75 por cento por fundos comunitários.
Na sessão inaugural, o dirigente da instituição reconheceu que o investimento permite que a CERCIG esteja "melhor preparada para dar resposta ao mercado de trabalho" e para apoiar os utentes que frequentam cursos profissionais. "É um pequeno passo, mas é um grande salto na qualidade das respostas sociais", declara José Sequeira Abrantes. O secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos, reconheceu que a instituição "tem sido exemplar no cumprimento dos seus objedtivos" e tem prestado "um excelente serviço à Guarda".
A CERCIG foi criada em 1977 e acolhe cerca de 250 pessoas com deficiência. Possui um Centro de Actividades Ocupacionais (no parque da saúde da Guarda) e um Centro de Reabilitação Profissional, onde se localizam os equipamentos hoje inaugurados, nos quais são ministrados cursos profissionais de serralharia, carpintaria, cozinha/bar, serviço de apoio administrativo e jardinagem. Os cursos são frequentados por 45 formandos, com idades a partir dos 16 anos.
Fonte da direcção disse à Lusa que, no final de cada curso, a instituição tem registado "20 por cento de colocações efectivas" de formandos no mercado de trabalho, um número considerado "aceitável", atendendo ao tecido empresarial da região.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Guarda

Palavras-Chave
Profissional / Centro / habitacionais / Cercig / Reabilitação / Emprego / Guarda / unidades / pessoas / passada

Entidades
Valter Lemos / José Sequeira Abrantes / CERCIG / Unidades Habitacionais de Apoio / Lusa

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Luz verde para nova sede da APPACDM

Obras devem começar no início do próximo ano...

Já nem só as mulheres são vítimas de violência doméstica

Núcleo de apoio às vítimas já atendeu 50 casos desde Fevereiro...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL