Deputado do PSD disponível, recusa Jorge Amaro, mas admite que Dias Rocha pode ser um trunfo.
A um ano das eleições autárquicas, no concelho de Belmonte, ainda não existem, oficialmente, candidatos, mas disponibilidades, mais que muitas. Depois de, no seio do PS, vários nomes se terem mostrado disponíveis para liderar uma candidatura à Câmara liderada por Amândio Melo (que cumpre o último mandato), agora é a vez do PSD ver um nome disponibilizar-se para o combate autárquico: Luís D'Elvas.
Em entrevista à RCB, na passada semana, o deputado social-democrata na Assembleia Municipal de Belmonte, revelou que o partido não manifestou ainda essa intenção, mas se vier a fazê-lo "estarei disponível para esse trabalho com profissionalismo, capacidade de liderança e ideias próprias para o concelho de Belmonte". Mas caso os "laranjas" optem por outra pessoa, Luís D'Elvas diz que, em função da pessoa escolhida, "poderei engrossar as fileiras das candidaturas ou simplesmente não fazer rigorosamente nada".
Nas últimas autárquicas, há quatro anos, o PSD apresentou como candidato Jorge Amaro, mas passado algum tempo, tanto a Amaro como a Luís António, dois vereadores eleitos pelas listas do PSD na Câmara, foi retirada a confiança política. E os dois acabaram por ficar no executivo belmontense, mas como vereadores independentes. Luís D'Elvas entende que não há lugar nas fileiras do PSD para Jorge Amaro, mas quanto a António Dias Rocha, ex-autarca em Belmonte e actualmente o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Belmonte, já não mantém essa opinião. É, segundo D'Elvas, "uma mais-valia para o PSD. Não podemos esquecer que a estratégia de turismo seguida no concelho de Belmonte começou com ele, tudo o que hoje temos é visão de António Rocha. Se estivéssemos a jogar às cartas eu diria que descartar António Rocha é destrunfar um ás e o PSD não deve nesta altura destrunfar os seus ases".
Com a líder da concelhia, Manuela Sampaio, ausente no estrangeiro, por motivos profissionais, e com os dois vereadores na Câmara sem a confiança política do PSD, Luís D'Elvas admite que a intervenção política do partido, no concelho, sai "fragilizada", mas acredita que nas próximas autárquicas todos os nomes e partidos partem em pé de igualdade, já que, diz, o actual autarca, Amândio Melo, "não preparou ninguém para a sucessão".
Autor
NC
Palavras-Chave
PSD / Belmonte / Luís / Amaro / Elvas / Rocha / António / Jorge / D'Elvas / Câmara
Entidades
Jorge Amaro / Dias Rocha / Amândio Melo / Luís D'Elvas / Luís António
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Lidera lista independente. Candidatura anunciada dia 12 de Janeiro...
Ex-autarca é o nome falado na vila...