NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

João Morgado ganha prémio Vergílio Ferreira

2012-03-07

00:00    00:00

Escritor covilhanense diz que veredicto final é dos leitores.

O Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012, instituído pela Câmara Municipal de Gouveia, foi atribuído à obra "Diário dos Imperfeitos", da autoria de João Morgado, natural da Covilhã, anunciou na passada quinta-feira, 1, a autarquia.
Segundo uma nota da Câmara de Gouveia, a decisão foi aprovada por um júri constituído por representantes do município, da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa de Críticos Literários, que avaliou cerca de 70 obras a concurso.
O autor da obra premiada, João José Morgado, assina com o pseudónimo de Romão Moraes.
João Morgado é professor do Instituto Politécnico de Setúbal e actualmente trabalha como consultor e formador na área da comunicação, tendo já sido colaborador dos jornais Público e Sol. Segundo a mesma fonte, o seu primeiro romance - "Diário dos Infiéis" (2010) -, "teve um assinalável sucesso".
A Câmara Municipal de Gouveia anunciou que a obra vencedora do 15.º Prémio Literário Vergílio Ferreira "será editada com a chancela da autarquia e o autor receberá um prémio no valor de quatro mil euros", numa cerimónia a realizar em Agosto. O galardão distingue as categorias de romance inédito, ensaio literário e a categoria não literária de estudos locais de Património, História e Cultura do Concelho de Gouveia.
Na edição deste ano foi atribuído à categoria de romance inédito, refere a autarquia presidida por Álvaro Amaro.
O Prémio Literário Vergílio Ferreira é um galardão instituído pelo município de Gouveia com o objectivo de homenagear o escritor natural da freguesia de Melo, naquele concelho, incentivar a produção literária e contribuir "para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa".
"Satisfeito, mas veredicto final é dos leitores"
Em declarações ao NC, João Morgado diz que o prémio é "o reconhecimento de um trabalho efectuado, o que muito me deixa satisfeito, porque vem premiar uma obra ainda inédita." O autor revela que ao fim de um ano a trabalhar nesta obra "sentimos sempre algum nervosismo e ansiedade e, neste momento, ver que o trabalho agradou é uma sensação de algum alívio." Morgado lembra que o romance esteve a concurso com pseudónimo e "foi eleito entre mais de sete dezenas de trabalhos a concurso, por um júri que teve representantes da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa de Críticos Literário. Mas agora falta o veredicto final, que é o dos leitores" salienta.
Sobre o livro, diz que o «Diário dos Imperfeitos» continua uma viagem "pela intimidade das pessoas. Relata-nos a uma viagem iniciática ao prazer em contraponto com a moral social e religiosa, e em que todos os sentimentos são postos em causa. No final descobre-se que todos os personagens são imperfeitos e têm um lado oculto no mais íntimo de si" conta.



Autor
João Alves

Categoria
Secções Cultura

Palavras-Chave
Morgado / Literário / João / Gouveia / prémio / Câmara / Portuguesa / Vergílio / Associação / Ferreira

Entidades
João Morgado / João José Morgado / Romão Moraes / Álvaro Amaro / Vergílio Ferreira

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Espanhol ganha prémio Eduardo Lourenço

Prémio de 10 mil euros entregue dia 26 de Novembro...

Morgado ganha prémio Alçada Baptista

Escritor covilhanense vence prémio literário lançado este ano pela autarquia...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL