Espanhol ganha prémio Eduardo Lourenço

2010-10-27

Prémio de 10 mil euros entregue dia 26 de Novembro.
O escritor espanhol César António Molina, é o vencedor da sexta edição do Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 10 mil euros, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), foi anunciado na passada semana na Guarda. A decisão foi comunicada por Daniel Ruiperez, reitor da Universidade de Salamanca (Espanha), no final de uma reunião do júri, a que presidiu, realizada nas instalações do CEI.
O prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e presidente honorário do CEI, destina-se a galardoar "personalidades ou instituições de língua portuguesa ou espanhola que tenham sido protagonistas de uma intervenção relevante e inovadora no âmbito da cooperação e no domínio das identidades, das culturas e das comunidades ibéricas".
Daniel Ruiperez que presidiu ao júri da edição deste ano, disse à Lusa que a distinção foi entregue ao escritor espanhol César António Molina de 58 anos, nascido na Corunha, "pelos seus trabalhos relacionados com o iberismo e, sobretudo, pela criação de laços, de relações, entre os dois países, entre a cultura de Espanha e de Portugal". O presidente do júri refere que o galardoado "é uma referência no mundo da cultura" e "tem uma ampla trajectória como intelectual", tendo sido director do Instituto Cervantes, do Círculo de Belas Artes de Madrid e ministro da Cultura do Governo de Espanha, entre 2007 e 2009.
O galardoado é autor de obras de ensaio, prosa e poesia e quando desempenhou o cargo de director do Instituto Cervantes "intensificou a colaboração ibérica com o Instituto Camões, realizando acções conjuntas que se viram reforçadas através do Ministério da Cultura do Governo de Espanha".
Para além do reitor da Universidade de Salamanca, o júri que decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço 2010, era formado pelo presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, por Ana Paula Laborinho (presidente do Instituto Camões) e José Viale Moutinho (jornalista e escritor), entre outros.
A sessão solene de entrega do galardão a César Antonio Molina terá lugar a 26 de Novembro, na Guarda, por ocasião das comemorações do décimo aniversário do CEI.
As cinco anteriores edições do prémio Eduardo Lourenço contemplaram Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática jubilada da Universidade de Coimbra na área da Cultura Greco-Latina, o jornalista espanhol Agustín Remesal, antigo correspondente da TVE em Lisboa, a pianista Maria João Pires, o poeta espanhol Ángel Campos Pámpano e o penalista Jorge Figueiredo Dias.

Notícias da Covilhã

Local Guarda

CEI / Eduardo / prémio / Lourenço / cultura / Espanha / Instituto / euros / Espanhol / Ibéricos

César António Molina / Daniel Ruiperez / Eduardo Lourenço / Joaquim Valente / Ana Paula Laborinho