NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Bispo lembra obra de D.João Oliveira Matos

2012-08-29

00:00    00:00

Liga dos Servos de Jesus assinalou 50 anos de vida.

A Liga dos Servos de Jesus, com sede na Guarda, assinalou na passada semana o 50.º aniversário da morte do seu fundador com umas jornadas pastorais sobre a obra de D. João de Oliveira Matos (1879-1962). Mais de uma centena de pessoas participaram na iniciativa que decorreu no Centro Apostólico da Guarda.
Na abertura dos trabalhos, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, lembrou a necessidade da "defesa e fortalecimento da fé" e o relançamento do "amor à igreja", que apresentou como duas grandes paixões da vida de D. João de Oliveira Matos. "Desejamos empenhar-nos na construção de uma igreja que aprofunda cada vez mais a sua fidelidade ao Senhor Jesus Cristo e procura responder cada vez mais e melhor às grandes necessidades das pessoas neste momento histórico", explicou.
No início das comemorações do cinquentenário do antigo bispo auxiliar da Guarda, D. Manuel Felício lembrou a necessidade de "intensificar" a oração, "pessoal, em comunidade, nas famílias, para que chegue depressa a sua beatificação".
A vida de D. João de Oliveira Matos tem sido objeto de investigação na diocese e no Vaticano, com vista à sua eventual beatificação e canonização. O bispo da Guarda pediu também que fosse aprofundado o conhecimento sobre as "virtudes heroicas" que preencheram a vida do fundador da Liga dos Servos de Jesus.
Uma das conferências realizadas foi orientada por D. António Moiteiro, novo bispo auxiliar de Braga e vice-postulador da Causa de Beatificação de D. João de Oliveira Matos, e incidiu sobre o contexto histórico, político e eclesial em que viveu o antigo auxiliar da Diocese da Guarda. "Testemunhos sobre o senhor D. João", "Intuição do Fundador e o nascimento da Liga dos Servos de Jesus", "Os desafios que se colocam à Liga após a morte do Fundador", "A espiritualidade dos Servos de Jesus: O carisma da Liga e a sua atualidade", "Os colaboradores do Servo de Deus na expansão da Liga" e "Interpelações à Liga perante os desafios nos 50 anos de encerramento do Concílio Vaticano II" foram outros dos temas em análise.
No seguimento das jornadas, a Liga dos Servos de Jesus promoveu também a sua festa anual, no Outeiro de São Miguel.



Autor
NC

Categoria
Secções Religião

Palavras-Chave
Liga / Guarda / Jesus / Servos / Oliveira / Matos / João / Bispo / assinalou / fundador

Entidades
D. João de Oliveira Matos / D. Manuel Felício / Desejamos / Senhor Jesus Cristo / D. António Moiteiro

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Despovoamento do Interior preocupa novo bispo

D.António Moiteiro foi ordenado bispo auxiliar de Braga na Sé da Guarda...

Bispo apelou aos jovens em Fátima

Como acontece anualmente, na terceira semana de Agosto, a Diocese da Guarda promoveu a sua peregrina...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL