PSD diz que divulga nome do candidato até final do ano.
Joaquim Matias, ex-vereador da Câmara da Covilhã, "encaixa no perfil" traçado pela concelhia do PSD para o candidato a apresentar à autarquia nas próximas eleições de 2013. Quem o diz é Rogério Monteiro, da concelhia "laranja", que acrescenta, porém, que "outros militantes" também "encaixam" nesse mesmo perfil.
Na passada semana, o PSD, numa conferência de imprensa que teve como tema as portagens na A23 e A25, não se coibiu de abordar o actual momento político no concelho, nomeadamente a anunciada candidatura independente que poderá integrar elementos do actual executivo autárquico covilhanense e, sobretudo, nomes que não se revêm na política da actual concelhia laranja.
Rogério Monteiro diz ser "absurdo" comentar "candidaturas a candidaturas", mas sempre vai dizendo que é um movimento "que tem pouco de independência e muito de dependência", classificando-o de "primeira experiência de laboratório que se vai fazer na Covilhã". Monteiro diz que esta é a prova de que na concelhia, antes das eleições, "havia uma pessoa para ser levada ao colo" e quem perdeu as eleições, até esse dia, dizia que "a democracia representativa era válida. Agora já não". Este responsável critica ainda "a atitude compulsiva" dos derrotados, que "sem argumentos tratam a concelhia do PSD com insultos". Rogério Monteiro vinca ainda que em política "não há insubstituíveis" e que a democracia "não se compadece com dinastias".
Já o líder da concelhia, Francisco Castelo Branco, afirma que já tentou a conciliação com elementos do partido que "não aceitaram bem o resultado das eleições", sem sucesso, e acusa alguns ex-elementos da concelhia covilhanense de "má-fé" em declarações prestadas recentemente. O líder do PSD/Covilhã acrescenta que a retirada de confiança política ao vereador Paulo Rosa é um assunto a ser discutido, internamente, e que até final do ano o candidato à Câmara será anunciado. "O partido pode indicar até Março, mas iremos manter o timing" afirma, dizendo ser "muito difícil" o entendimento com elementos que possam vir a protagonizar a tal candidatura independente, que se diz poder vir a ser liderada pelo vereador Pedro Farromba. "Os cidadãos entendem bem o que está por detrás dessa candidatura e vão nos dar razão" assegura Rogério Monteiro, confiante de que "a razão pode vencer um exército".
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Matias / PSD / Joaquim / Monteiro / concelhia / encaixa / traçado / perfil / Rogério / Covilhã
Entidades
Joaquim Matias / Rogério Monteiro / Francisco Castelo Branco / Paulo Rosa / Pedro Farromba
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Um grupo que não se revê na concelhia do PSD vai avançar com uma candidatura a todos os órgãos autár...
João Correia deixa concelhia do PS...