NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Freguesias rurais são todas para manter

2012-09-26

00:00    00:00

Proposta da Assembleia Municipal apenas contempla agregação das freguesias urbanas da cidade.

Manter todas as freguesias rurais e fundir as quatro urbanas numa só, que terá a designação União das Freguesias de Santa Maria, São Pedro, São Martinho e Conceição. É esta a proposta do grupo de trabalho criado pela Assembleia Municipal da Covilhã para se pronunciar sobre a Reforma da Administração Local, aprovada na reunião ordinária da última sexta-feira, 21, com cinco votos contra.
O documento contou com o contributo de todos os partidos, à excepção do PCP, que não indicou ninguém para integrar o grupo, por ser contra a extinção de qualquer freguesia.
Bernardino Gata, do PSD, sublinhou que no grupo de trabalho "jamais imperou a lei da maioria" e que se chegou a um consenso de que a extinção de freguesias devia apenas visar as da cidade, o que representa uma redução de dez por cento, metade da percentagem exigida pelo Governo.
"É uma proposta que defende os interesses dos covilhanenses", frisou José Miguel Oliveira. O socialista acrescentou que a proposta contou com o contributo de todos os elementos da Comissão, "sem excepção". "Está a cumprir o sentir da Assembleia Municipal em reuniões anteriores", acentuou a centrista Isilda Barata.
Já Vítor Tomás Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, foi uma voz crítica, defendendo que não deve ser apresentada nenhuma proposta para agregar ou extinguir freguesias, "para que a Assembleia Municipal não seja cúmplice" desse processo. Para o autarca, quem quiser assumir essa responsabilidade, que apresente essa intenção no programa eleitoral, de forma a ganhar legitimidade.
O prazo para que as assembleias municipais e de freguesia se pronunciem sobre o futuro mapa administrativo do País termina a 14 de Outubro. No caso dos municípios que não apresentarem uma proposta, será uma comissão técnica a aplicar a reforma, que se prevê estar concluída na altura das próximas eleições autárquicas.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
manter / Freguesias / Municipal / Proposta / Assembleia / rurais / Maria / Pedro / Conceição / urbanas

Entidades
José Miguel Oliveira / Isilda Barata / Vítor Tomás Ferreira / PCP / PSD

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Salve as freguesias, senhor Cavaco Silva

Assembleia pede que diploma não seja promulgado. Presidentes de junta alertam para "revolta" das pop...

Penamacor rejeita extinção de freguesias

Assembleia diz que lei "viola a história" do concelho...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL