NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Salve as freguesias, senhor Cavaco Silva

2013-01-09

00:00    00:00

Assembleia pede que diploma não seja promulgado. Presidentes de junta alertam para "revolta" das populações.

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou por unanimidade duas moções, apresentadas pelo PCP e pelo PS, onde é pedido ao presidente da República que não promulgue a Reforma Administrativa do Território, que contempla a agregação de freguesias.
O socialista José Miguel Oliveira defendeu ainda que se interponha uma providência cautelar para impedir a extinção de freguesias. João Casteleira, presidente da Junta de Freguesia de Vales do Rio, no último ano um dos mais interventivos sobre esta matéria, avisou os elementos de todas as bancadas para que "tenham cuidado quando forem às freguesias", porque "o povo está zangado" e "vai haver revolta". Casteleira protagonizou ainda o momento que fez vozes de todas as forças partidárias soltarem uma gargalhada, quando avisou sobre a possibilidade de as pessoas poderem pegar em espingardas para travarem a Reforma Administrativa do Território.
Por isso, continuou o edil de Vales do Rio, freguesia que se propõe juntar ao Peso, aconselhou a que não se criem "guerras". "Juntem-se, que haja um consenso político na formação das listas", recomendou o autarca, a antecipar as eleições Autárquicas.
Apesar de o Tribunal Constitucional ter rejeitado a realização do referendo proposto pela Assembleia Municipal, Bernardino Gata apelou para a insistência na realização da consulta popular em todas as freguesias do concelho, para saber a opinião da população sobre a proposta do Governo que visa a agregação de freguesias.
O deputado municipal do PSD sugeriu a realização de uma reunião com representantes de todas as bancadas para acertar as perguntas que devem constar no referendo, por entender que os "fundamentos políticos" para a sua realização permanecem inalterados.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
freguesias / Assembleia / Cavaco / Silva / Território / Reforma / Administrativa / Municipal / realização / Rio

Entidades
José Miguel Oliveira / João Casteleira / Casteleira / Autárquicas / Bernardino Gata

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Freguesias rurais são todas para manter

Proposta da Assembleia Municipal apenas contempla agregação das freguesias urbanas da cidade...

PS propõe providência cautelar para travar fusão de freguesias

Os socialistas querem que o município avance com uma acção judicial para impedir a fusão de sete fre...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL