NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

PS propõe providência cautelar para travar fusão de freguesias

2012-11-14

00:00    00:00

Os socialistas querem que o município avance com uma acção judicial para impedir a fusão de sete freguesias rurais do concelho.
Os vereadores do PS criticam a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, que defende a fusão de sete freguesias do concelho da Covilhã, para além das quatro urbanas, sugerem que o município interponha uma providência cautelar para evitar que tal se concretize e exortam os presidentes de junta, restantes eleitos e população em geral a sair à rua para contestarem essa possibilidade.
Carlos Pinto, presidente do município, diz não ter, para já, "opinião formada sobre o assunto", prefere não se pronunciar sobre o pedido do PS e diz que essa é uma matéria que compete à Assembleia Municipal analisar e decidir.
A declaração foi lida por Vítor Pereira na reunião camarária da última sexta-feira, 9, durante a qual pediu que esse movimento cívico de contestação concelhio de manifeste na Praça do Município "contra a maldade que este braço do Governo do PSD/CDS lhes quer infligir, mostrando a sua revolta e indignação de uma forma ordeira, mas veemente e sonora, para que em Lisboa se saiba que não acatam este atentado contra a sua autonomia, identidade e história".
Os vereadores socialistas pedem ainda que os dois deputados do PSD eleitos pelo círculo de Castelo Branco, Costa Neves e Carlos São Martinho, venham à Covilhã pronunciar-se sobre "a bondade" da "funesta proposta".

Proposta elimina um quarto das freguesias

Vítor Pereira sublinha que a fusão das quatro freguesias urbanas da Covilhã representa uma redução de dez por cento no número de freguesias, contestam a legitimidade da UTRAT por não incluir elementos de todas as forças partidárias, da Associação Nacional de Municípios e da Associação Nacional de Freguesias e diz que não se pode permitir que se "redesenhe a régua e esquadro o concelho como se de uma mera realidade estatística e laboratorial se tratasse".
A UTRAT propõe a agregação do Canhoso à Covilhã, de Vila do Carvalho a Cantar-Galo, do Sarzedo ao Teixoso, de Aldeia do Souto a Vale Formoso, do Ourondo a Casegas, da Coutada ao Barco e dos Vales do Rio ao Peso.

(Mais desenvolvimentos na edição papel desta semana)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
freguesias / município / cautelar / Covilhã / providência / Território / fusão / Unidade / Técnica / Reorganização

Entidades
Carlos Pinto / Vítor Pereira / Carlos São Martinho / PS / Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Freguesias rurais são todas para manter

Proposta da Assembleia Municipal apenas contempla agregação das freguesias urbanas da cidade...

Salve as freguesias, senhor Cavaco Silva

Assembleia pede que diploma não seja promulgado. Presidentes de junta alertam para "revolta" das pop...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL