NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Covilhã tem duas novas zonas de lazer

2012-06-27

00:00    00:00

Parque florestal e jardim botânico.

O Jardim Botânico de Montanha, resultado da reconversão do Parque Alexandre Aibéo, e o Parque Florestal, agora requalificado, foram inaugurados no último domingo, 24, depois de a cerimónia ter sido adiada no 25 de Abril devido à chuva.
A autarquia espera com estes dois espaços verdes melhorar o acolhimento aos turistas que chegam à "principal porta de entrada da Serra da Estrela". Mas a edilidade pretende criar "mais dois ou três pontos arranjados como este", anunciou Carlos Pinto, no discurso feito no Parque Florestal, onde houve animação durante a tarde. Segundo o presidente da Câmara Municipal da Covilhã estão planeadas intervenções na zona da Varanda dos Carqueijais e ao pé do Sanatório, onde foi adquirido um terreno e uma casa, por 150 mil euros, para ali instalar uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) e construir "um ponto intermédio antes de chegar às Penhas da Saúde".
Também o arranjo do Parque Florestal não está dado por concluído. "Falta ainda uma espécie de acolhimento para que se mostre, através de filmes, o que é a nossa montanha", frisa Carlos Pinto. O espaço será também complementado com um parque de estacionamento para cerca de 50 viaturas. Obra que a autarquia espera poder ser ainda concluída neste mandato.
90 espécies por identificar
Também o Jardim Botânico de Montanha não está terminado, apesar de a primeira inauguração ter estado agendada para 25 de Abril. O espaço, de 12 mil metros quadrados, reúne diversos exemplares da flora autóctone, tal como espécies das zonas montanhosas do Sul e Centro da Europa e do Norte de África. Pretende-se que seja uma área verde pedagógica, para onde as escolas podem marcar visitas, mas no dia da abertura ao público ainda não havia placas identificativas no local.
Depois de devidamente distribuídas pelo jardim, será possível "apreciar mais de 90 espécies diferentes de árvores, plantas e arbustos", informa a autarquia. O espaço, da responsabilidade do arquitecto paisagista Luís Cabral, está ainda dotado de uma infra-estrutura de apoio com recepção, sanitários, bar e esplanada panorâmica.
O presidente da Câmara da Covilhã diz que o local terá vigilância e no Verão estará aberto permanentemente. "No Inverno veremos o horário que se adequa melhor, depende também dos custos".

(Peça completa na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Parque / florestal / Aibéo / Alexandre / jardim / Covilhã / botânico / Montanha / Pinto / Carlos

Entidades
Carlos Pinto / Luís Cabral / 25 de Abril / Parque Alexandre Aibéo / Parque Florestal

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

VOLTAR À PÁGINA INICIAL