NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Delphi pode despedir 300

2012-06-20

00:00    00:00

No fim do mês, a fábrica deixa de produzir para uma marca automóvel e teme-se que 300 pessoas possam perder o seu emprego.

O sindicato das indústrias transformadoras teme que a multinacional Delphi, o maior empregador do distrito de Castelo Branco, despeça mais de 300 trabalhadores no fim do mês, altura em que termina o fabrico de um produto para uma marca automóvel.
A coordenadora do sindicato do distrito de Castelo Branco adiantou esta semana à agência Lusa, que os postos de trabalho estão em risco uma vez que a empresa, que produz cablagens para a indústria automóvel, informou os empregados que deixará de fabricar, a partir do final do mês, um produto para a marca Rover. Esta produção era responsável por dar trabalho a estes 300 funcionários. "Trata-se de trabalhadores temporários, mas alguns têm vários anos de casa. Há empregados com vínculos precários na empresa há oito anos", explicou Gabriela Gonçalves do SITE - Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas. Segundo a dirigente sindical, alguns dos operários já foram informados pela empresa, de que vão embora no final do mês, adiantando que existe ansiedade no seio dos restantes trabalhadores. "A Delphi é o maior empregador do distrito de Castelo Branco. Há casais que trabalham na empresa. Os despedimentos vão significar um aumento brutal do número de desempregados no distrito", antevê a dirigente sindical.
Tendo em conta o número elevado de funcionários em causa, a coordenadora do SITE de Castelo Branco afirmou que vai pedir uma reunião com a administração da Delphi. No encontro, Gabriela Gonçalves espera também vir a questionar a empresa sobre a situação dos quase 600 trabalhadores efetivos que a fábrica emprega atualmente. A dirigente sindical avançou ainda que a multinacional tem em mãos um novo projeto com uma marca automóvel, mas garantiu que essa nova produção - ainda sem data de arranque - é de menor dimensão e que não irá conseguir absorver os mais de 300 trabalhadores que no final do mês poderão ser despedidos.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Castelo Branco

Palavras-Chave
Castelo / Branco / marca / automóvel / sindicato / empresa / Delphi / distrito / trabalhadores / indústrias

Entidades
Gabriela Gonçalves / Lusa / Sindicato das Indústrias Transformadoras / Atividades do Ambiente do Centro-Sul / distrito de Castelo Branco

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Mais 15 despedidos na Delphi

Empresa anuncia saída de mais 15 operários até final do ano, que se juntam aos 300 que já foram desp...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL