NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Delpi paga dois meses por ano de trabalho

2010-03-10

00:00    00:00

Valor que os 286 operários que vão sair até Maio receberão.

A administração da Delphi vai pagar dois meses de salários por cada ano de trabalho aos 286 operários da fábrica da Guarda que serão despedidos até final de Maio. Os sindicatos que acompanham a situação do despedimento colectivo reuniram na passada quinta-feira, 4, com a administração para acerto dos termos em que o processo vai ser realizado.

No final do encontro, Adelino Nunes, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas (STIMM) de Aveiro, Viseu, Guarda, e Coimbra, adiantou que na mesa das negociações "conseguiu-se garantir as indemnizações para estes trabalhadores do mesmo valor que tinha sido conseguido para o despedimento iniciado em 2009". O valor da indemnização "será de dois meses de salários de referência por cada ano de casa", acrescenta a mesma fonte.

O sindicalista assegura que "a situação dos casais está acautelada", explicando estar previsto que, a exemplo do que aconteceu no processo anterior, em que foram dispensados 315, "haverá o cuidado social para não despedirem os dois trabalhadores do casal". "Despedem um, homem ou mulher, mediante a necessidade que tiverem. O outro, fica a trabalhar", explica. Adelino Nunes acrescenta que o STIMM ainda procurou que o despedimento colectivo não ocorresse, "ou, em alternativa, diminuir o número de trabalhadores a envolver", mas "nem uma coisa nem outra foi possível".

A administração confirmou "a necessidade do despedimento colectivo de 286 trabalhadores até 31 de Maio", no âmbito de "uma fase de reestruturação que foi implementada pelo grupo em Portugal", acrescenta o sindicalista. "Os processos de reestruturação que a empresa tencionava fazer terminam com este despedimento colectivo", salienta, assegurando que a administração garantiu que "não há intenção da empresa de voltar a fazer mais nenhum despedimento colectivo". Explica que na reunião não foram adiantados dados concretos sobre o número de operários a despedir nas três fases a aplicar em Abril e Maio. "Mantém-se aquilo que foi dito no dia 18 de Fevereiro, que é: o maior grupo destes 286 trabalhadores será para despedir no dia 19 ou 20 de Abril. Haverá outro grupo menor que está previsto ser despedido a 30 de Abril e, na semana de 24 a 31 de Maio, será o remanescente destes três grupos de trabalhadores".

O dirigente do STIMM aponta que a empresa irá "rapidamente" fazer a entrega das cartas de despedimentos aos operários abrangidos no processo e que a partir de 31 de Maio a Delphi da Guarda ficará com 314 trabalhadores.

No final da reunião com os sindicatos, a administração da multinacional de produção de cablagens para a indústria automóvel não se mostrou disponível para prestar declarações aos jornalistas.




Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Guarda

Palavras-Chave
Maio / Trabalhadores / despedimento / Guarda / administração / colectivo / Valor / STIMM / Abril / operários

Entidades
Adelino Nunes / Despedem / Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas / Metalomecânicas / STIMM

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Cartas de despedimento entregues

Na Delphi, que fecha dia 31 de Dezembro...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL