NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Oftalmologia da Covilhã é a melhor

2012-12-19

00:00    00:00

Melhor serviço do País. CHCB é o oitavo melhor hospital.


Poucas horas depois de ter sido operada às cataratas, Maria José Almeida, 81 anos, do Ferro, mostrava-se satisfeita pela forma como foi tratada no Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Cova da Beira, que classifica como "cinco estrelas, se não houver mais" para atribuir. Por isso não se surpreendeu quando foi informada de que a unidade foi considerada a melhor do País na especialidade pelo estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, que coloca o estabelecimento de saúde como o oitavo melhor do País, três lugares abaixo da classificação obtida o ano passado.

Na Avaliação de Desempenho dos Hospitais Públicos a Urologia é outro serviço em destaque, considerado o segundo melhor do País. Para Rosa Ballesteros, directora clínica do CHCB, que engloba os hospitais da Covilhã e Fundão, o posicionamento na lista das melhores unidades do País resulta "de muito trabalho". "Não somos muitos, o Interior tem esse problema, mas os nossos profissionais estão motivados para fazer um bom trabalho. Estes resultados reflectem esse empenho", salienta.

A dificuldade em atrair especialistas é um problema de todo o Interior, realça a médica espanhola, com a esperança de que os resultados obtidos no estudo contribuam para atrair profissionais, que tem na otorrinolaringologia e na dermatologia a maior carência, sem qualquer especialista. Mas a endocrinologia, reumatologia e hematologia clínica são também áreas problemáticas, com apenas um médico, insuficiente para as necessidades.

O Serviço de Oftalmologia, considerado o melhor do País, conta apenas com Nóbrega Fontela e Luís Pinto, clínicos elogiados pelas utentes operadas no dia em que o NC visitou a enfermaria. No Verão um médico foi colocado no Centro Hospitalar, mas como entrou também em outra unidade, prescindiu da Covilhã.

Maria José Almeida, ainda com o olho direito tapado, mas bem disposta, elogia a rapidez com que foi tratada. Entre a primeira consulta e a cirurgia decorreram exactamente quatro meses. Já Adelina Alves, 70 anos, na cama ao lado, também operada às cataratas, embora gabe o serviço, lamenta ter demorado até chegar a sua vez. Rosa Ballesteros explica o sistema de triagem existente. Os casos urgentes são atendidos em menos de um mês, os prioritários aguardam entre três e seis meses e os normais mais de um ano.

Inoperância em otorrino e dermatologia baixa classificação geral

Entre Janeiro e Outubro deste ano foram feitas na Oftalmologia 3172 consultas, mais 277 de urgência, foram feitas 395 cirurgias e internadas 287 pessoas. Olhando para os números gerais, o Centro Hospitalar conta no mesmo período 166 mil 702 consultas e 5 mil 234 operações realizadas.

Na avaliação global de todos os serviços, de acordo com os parâmetros considerados, o Hospital São João, no Porto, foi considerado o melhor do País pelo terceiro ano consecutivo. Segue-se o Centro Hospitalar Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, o Centro Hospitalar de Lisboa Central, a ULS de Matosinhos e o CHCB. O Hospital Curry Cabral e o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental completam a lista dos dez primeiros classificados.

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Centro / País / Hospitalar / melhor / serviço / Oftalmologia / Covilhã / CHCB / Lisboa / hospital

Entidades
CHCB / Maria José Almeida / Ferro / Rosa Ballesteros / Luís Pinto

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Covilhã volta a reclamar hospital central

Câmara quer que trabalho meritório do CHCB seja reconhecido...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL