O autarca local, Esmeraldo Carvalhinho, propôs a integração das duas freguesias, uma da Covilhã e outra da Guarda, no seu concelho.
O presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, propôs no passado domingo, 4, dia em que o município comemorou o feriado municipal, a integração das freguesias de Verdelhos (Covilhã) e Valhelhas (Guarda) no concelho manteiguense. "Manteigas e todo este vale do Alto Zêzere, são bem o paradigma dessa possível consolidação com vista à coesão territorial. A sua localização, a história, a cultura, as tradições, as dinâmicas territoriais e as relações sociais e comerciais que mantemos com freguesias de outros concelhos que bem próximas estão do nosso, permitiriam consolidar um território concelhio de maior dimensão, conferindo-lhe escala, mas acima de tudo, permitiria optimizar a gestão de freguesias limítrofes, reduzir custos com uma gestão de maior proximidade, e aliviar os municípios dos quais dependem e que a maior distancia se encontram. Estou certo que tal medida, seria maioritariamente aceite pelos cidadãos destes territórios. Porque conheço toda esta realidade e a vontade da maioria dos habitantes de Verdelhos e de Valhelhas, estou à vontade para dizer que é a estes dois territórios que me refiro" afirma.
O autarca aproveitou a presença do ministro das Finanças, Vítor Gaspar (descendente de Manteigas) para falar da reorganização do território. "Apesar da vetusta idade e do já longínquo estatuto municipal, não podemos esquecer a extinção do concelho de Manteigas através da reforma administrativa ocorrida em 1896, mais exactamente no dia 26 de Junho desse ano. Mas logo as vozes serranas dos Manteiguenses se elevaram contra tamanha destituição e passado um ano e meio, em 13 de Janeiro de 1898, o Concelho era restaurado e reparado o erro administrativo" lembrou o autarca, que diz que é tempo de "estarmos atentos e defendermos a nossa autonomia municipal." "Não somos contra a reforma administrativa do território nacional. Entendemos no entanto, que não deve ser feita através da eliminação de freguesias por método contabilístico, mas pensando no território como um todo, sem esquecer particularidades que nos distinguem" vinca o autarca. Que depois revelou a sua intenção. "À semelhança do que aconteceu com a freguesia de Vale de Amoreira, que em 2001 passou a integrar o território do Município de Manteigas, estas duas freguesias (Verdelhos e Valhelhas) deveriam passar a integrar o concelho de Manteigas ficando assim consolidado o território municipal com as bacias do rio Beijames e do Alto Zêzere e criada uma bem interessante dinâmica de coesão territorial."
Autor
Notícias da Covilhã
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Esmeraldo / Carvalhinho / Guarda / Manteigas / Covilhã / Verdelhos / Valhelhas / freguesias / propôs / integração
Entidades
Esmeraldo Carvalhinho / Vítor Gaspar / Covilhã / Guarda / Câmara de Manteigas
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Autarca fundanense defende referendo à população...
Autarca homenageado no último domingo...