Torneio Internacional Diamantino Costa arranca hoje.
Mais equipas, mais dias de competição, mas com um elenco um pouco mais regional e menos internacional. É isto, em suma, este ano, o "menu" da 10ª edição do Torneio Internacional Diamantino Costa- Cidade da Covilhã, em futebol de sete, realizado pela Associação Desportiva da Estação (ADE) entre hoje e domingo, 24 de Junho.
Se por um lado, a organização, que este ano alargou a competição a cinco escalões (dos sub-13 aos sub-9) conseguiu a inscrição de mais equipas (vão ser, ao que tudo indica, 36), por outro lado, comparativamente a anos anteriores nota-se a ausência do grande contingente espanhol que marcou presença em outros anos, casos do Bétis e Atlético de Madrid. Aliás, do estrangeiro, confirmada apenas presença da equipa do Hergar, de Espanha. Ausentes este ano também alguns grandes do futebol português, como o Benfica ou Vitória de Guimarães, que participaram em outras ocasiões. "Aumentámos o número de equipas. Passámos a ter 36. Temos também mais equipas da região a participar e alargámos o torneio para quatro dias, para proporcionarmos um programa social em simultâneo" explica o diretor da prova, Paulo Ramos, que diz que também se quer manter bem vivo "o espírito de homenagem e saudade a Diamantino Costa".
A apresentação da competição decorreu na passada terça-feira, 12, e contou com gente bem famosa do panorama nacional do futebol. Desde logo o ex-atleta Jorge Andrade, que será o patrono do torneio, ou o "mestre da formação", como foi apelidado na cerimónia, Aurélio Pereira, responsável pela academia de formação do Sporting e o homem que descobriu craques como Figo ou Ronaldo. Também Carlos Pereira, ex-adjunto de Paulo Bento no clube leonino, marcou presença, na apresentação de uma prova orçada em 20 mil euros, e que conta com apoios da Câmara, Turistrela e Intermarché.
Para o presidente da coletividade covilhanense, Vítor Rebordão, o crescimento do torneio deve-se "à grande equipa de trabalho que a ADE tem". A prova "não só divulga o clube, como toda a cidade" e, segundo Rebordão, o investimento que a autarquia tem feito na ADE "não é perdido, é ganho. O torneio é falado nos quatro cantos do mundo" assegura. Já o presidente da Assembleia Geral, Luís Fiadeiro, afirma que este é o melhor torneio do Interior e diz que com este tipo de competição " a ADE fica mais rica, com muito mais experiência". A prova decorrerá no Complexo Desportivo da Covilhã, havendo também a realização de algumas partidas no Complexo da ADE, que não está ainda concluído.
Participam as equipas da ADE, Hergar, Sporting, Guarda Unida, Sabugal e BC Branco (sub-9); ADE (duas equipas), Teixosense, Almada e Fundão (sub-10); ADE, Almada, Hergar, BC Branco, Fundão e Alcains (sub-11); ADE, Guarda Unida, FC Foz, Afife, Teixosense e FC Mãe D'Água (sub-12); e ADE (duas equipas), Porto, Braga, Hergar, FC Foz, Afife, Sabugal, Mãe D'Água e BC Branco no escalão de sub-13.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
ADE / Internacional / Diamantino / Torneio / equipas / Costa / Hergar / competição / Branco / prova
Entidades
Paulo Ramos / Diamantino Costa / Jorge Andrade / Aurélio Pereira / Figo
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Mais de mil pessoas terão passado por lá...
Jogador do Sporting apela à conclusão do Complexo da ADE...