NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Yannick e Luciana viram torneio de sucesso da ADE

2011-06-22

00:00    00:00

Jogador do Sporting apela à conclusão do Complexo da ADE.

O Sport Lisboa e Benfica foi o grande vencedor da nona edição do Torneio Diamantino Costa. Numa final muito disputada na categoria sub-13, os encarnados acabaram por levar a melhor sobre o Sporting mas precisaram de ir a penáltis para resolver a contenda. No final do tempo regulamentar o jogo, apitado pelos covilhanenses Carlos Xistra e João Brás, ainda se encontrava empatado sem golos apesar das muitas oportunidades criadas ao longo da partida, durante a qual os encarnados foram ligeiramente superiores. Após a primeira série de grandes penalidades a igualdade prevalecia (3-3), mas logo na ronda seguinte o Benfica marcava e via o seu guarda-redes defender o penálti dos leões.
O pódio na prova Sub-13 ficou completo com o Futebol Clube do Porto, que bateu o Atlético de Madrid no jogo pelo terceiro lugar do escalão.
Nas restantes categorias, o Atlético de Almada bateu o Cacém na final de Sub-12; o Mãe d´Água, de Bragança, ganhou, também ao Atlético do Cacém, nos Sub-11; e, nos Sub-10, nova vitória do Atlético de Almada, desta feita sobre o Hergar Salamanca.
A nona edição do Torneio Diamantino Costa, que este ano envolveu o número recorde de 26 equipas, trouxe ao Complexo Desportivo da Covilhã cerca de 300 atletas e um total de cerca de três mil pessoas, entre comitivas e público, ao longo dos três dias de duração. Números que Vítor Rebordão não hesita em classificar de "históricos". O presidente da Direcção da Desportiva da Estação (ADE), que organiza o evento, afirma-se "orgulhoso" e classifica o evento como um "sucesso": "É um momento de orgulho não só para o clube, mas também para a cidade", defende.
Rebordão acredita que "o Torneio está a conquistar o seu espaço, não só a nível nacional, mas também internacional" e defende que "só falta mais projecção na imprensa para que o Torneio seja mais conhecido do grande público". "Os media nacionais ainda não dão a esta prova o destaque que ela merece, mas mais tarde ou mais cedo isso vai acontecer", assegura Rebordão que, depois do sucesso alcançado este ano com 26 equipas, espera no próximo ano chegar às 40.
De resto, uma opinião partilhada por vários convidados que estiveram no Complexo Desportivo a convite da Desportiva da estação. Agostinho Oliveira, ex-seleccionador nacional, agora ao serviço do Sporting de Braga, defende que o torneio, "pela sua qualidade e importância, devia ser mais reconhecido e projectado a nível nacional". O responsável pela formação do emblema minhoto não poupou elogios aos responsáveis da ADE "que trabalham, aglutinam e conseguem arrastar centenas de pessoas para os seus eventos" e ao próprio torneio "que tem qualidade, competitividade e uma organização impecável".
Também Silveira Ramos se mostrou agradado com a qualidade do evento que considera "positivo e muito importante para uma região como a da Covilhã, até porque está ao nível do que de melhor se faz no País". O professor defende que as crianças nestas idades "são os melhores jogadores do mundo porque jogam pura e simplesmente por prazer" e este modelo competitivo favorece esse aspecto.
Pela primeira vez a assistir ao Torneio, Paulinho Cascavel também não poupou elogios ao Torneio. A velha glória do futebol do Sporting e do Vitória de Guimarães afirma mesmo que "este é um dos melhores torneios do País nestes escalões (Benjamins)" e que a ADE "está de parabéns e é um exemplo a seguir".

Yannick apela à conclusão do Complexo da ADE

Mas a presença mais esperada era a de Yannick Djaló. O avançado do Sporting assistiu às finais de domingo de manhã e trouxe consigo a esposa, Luciana Abreu que não deixou de dar algumas palavras às crianças pelo speaker do Complexo Desportivo: "O futebol é muito importante, mas a escola ainda é mais, por isso não se esqueçam que antes de mais é preciso estudar muito", apelou aos atletas.
Já o atleta do Sporting, formado nas escolas da ADE, não se cansou de distribuir autógrafos, mesmo entre os pequenos atletas dos principais clubes rivais. No seu "regresso a casa", Yannick mostrou-se "orgulhoso da dimensão que o Torneio já atingiu, o que só demonstra a importância que o clube vai ganhando a nível nacional" e só lamentou que "o complexo desportivo da ADE ainda não esteja pronto". Apelando à sua conclusão. "Espero que com a ajuda da Câmara o projecto possa ser concluído. Gostaria de ver o sintético instalado quando voltar para o ano" deseja o avançado leonino.



Autor
Alexandre Salgueiro

Categoria
Secções Desporto

Palavras-Chave
torneio / ADE / Sporting / Complexo / Atlético / Jogador / Sport / Lisboa / Desportivo / Benfica

Entidades
Carlos Xistra / João Brás / Mãe d´Água / Vítor Rebordão / Rebordão

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Serranos recebem Académica sábado

O Sporting da Covilhã recebe os "estudantes" na primeira mão da segunda fase da Taça da Liga...

Torneio da ADE com mais equipas

Torneio Internacional Diamantino Costa arranca hoje...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL