Está numa fase embrionária.
Não passa despercebida a sua presença a quem frequente a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte. As batas de listas bordeaux, diferente das outras que por ali circulam, dão a conhecer a quem entre na instituição que há ali gente nova. São voluntárias, que estão na Santa Casa para ajudar ou, pura e simplesmente, dar uma palavra de conforto ou carinho aos idosos.
De facto, está ainda numa fase embrionária a constituição de um núcleo de voluntariado na Santa Casa. Oficialmente, ainda não existe, pois depende ainda do regulamento interno que será levado à próxima assembleia da instituição, que deve decorrer antes do final de Novembro. Mas no terreno já se prepara a presença destas pessoas, na maioria, mulheres, que já desempenham este tipo de função no seio do Centro Hospitalar da Cova da Beira, segundo apurou o NC. Anabela Pinto, provedora da Santa Casa, acredita que poderá este grupo ser uma "mais-valia".
Pinturas interiores com ar mais jovem
Outra das mudanças dos últimos tempos prende-se com a pintura do primeiro piso do lar, onde funciona a secretaria e a recepção. Na última semana, algumas paredes foram pintadas, com cores mais jovens e fortes, como o encarnado, e pequenos arranjos também foram efectuados. Segundo apurou o NC, sem custos financeiros para a instituição, já que as tintas foram oferecidas por particulares e a mão-de-obra também, por um empreiteiro local.
Resultados de auditoria dados a conhecer
O NC sabe ainda que, muito brevemente, a mesa administrativa da Santa Casa deverá marcar uma assembleia geral de irmãos para apresentar o plano de actividades relativo ao próximo ano, bem como o orçamento previsto.
Uma ocasião em que também deverão ser apresentados os resultados de uma auditoria interna, que tem sido levada a cabo praticamente desde que a nova provedora, Anabela Pinto, tomou posse. Uma auditoria ao abrigo da obrigatoriedade da instituição, por lei, ter um Revisor Oficial de Contas (ROC). Os resultados, dos últimos dois a três anos da gestão da instituição, serão dados a conhecer em breve, apurou o NC.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Santa / Casa / Belmonte / Misericórdia / instituição / apurou / Resultados / Pinto / conhecer / fase
Entidades
Anabela Pinto / NC / ROC / Santa Casa da Misericórdia de Belmonte / Santa Casa
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Com o património hipotecado, a Misericórdia apela à "caridade" de quem pode dar...
Dificuldades de negociação com proprietário na origem...