NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Museus anti-crise

2012-01-11

00:00    00:00

Acréscimo de visitantes, em 2011, nos museus da vila.

Pode haver crise. Falta de dinheiro. Mas no que toca aos museus de Belmonte, no ano transacto, isso não se notou. Antes pelo contrário. É que, segundo a autarquia local, em 2011, o número de visitantes aumentou na rede museológica da vila, que contempla os museus Judaico, dos Descobrimentos, Ecomuseu. Museu do Azeite e Igreja de São Tiago.
Segundo a Câmara de Belmonte, no ano passado, as várias infra-estruturas museológicas registaram 78 mil 649 entradas. Ou seja, um acréscimo de dois por cento em relação ao ano anterior. "Além dos prémios e das distinções na imprensa nacional e internacional, Belmonte reforçou em 2011 a sua ambição de se tornar um destino turístico de excelência" exulta a autarquia belmontense.
O Museu Judaico e o Ecomuseu foram aqueles que, segundo a Câmara, registaram um aumento mais significativo nas entradas, com nove e sete por cento, respectivamente. O Museu à Descoberta do Novo Mundo (Descobrimentos) foi o mais visitado com 18 mil 224 visitantes, sendo que é o turista nacional que mais o procura (14 mil 966 entradas), seguido do brasileiro (com 803 entradas).
"O turista brasileiro tem também predilecção pelos Caminhos de Santiago e o Apóstolo, pelo que constituem o público principal do Centro de Interpretação da Igreja de S. Tiago (701 entradas)" afirma a autarquia.
O turista espanhol aparece um segundo lugar das nacionalidades que visitam a vila ( mil 895 pessoas), sendo o Centro de Interpretação da Igreja de S. Tiago (533 entradas) e o Museu Judaico (501 entradas) os locais que mais visitam.
Em relação ao Museu Judaico, posteriormente ao turista nacional, são os israelitas (mil 579 entradas) e os americanos (537 entradas) o público principal em 2011.
Em relação às vendas de merchandising, o saldo foi também positivo, diz a Câmara, que registou um aumento em relação a 2010.
"São dados que nos orgulham e nos motivam a trabalhar mais e melhor. Apesar de todas as condicionantes previstas para 2012, esperamos que Belmonte e os seus Museus continuem a contribuir para que neste novo ano, Belmonte, se assuma como destino de referência no turismo nacional e internacional" deseja a Câmara, em comunicado.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
entradas / Belmonte / Museus / Museu / Judaico / Câmara / Igreja / turista / nacional / Tiago

Entidades
Apóstolo / Câmara / Caminhos de Santiago / Belmonte / Ecomuseu

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Museus com mais receitas

Aumento de 13 por cento...

Distrito mais seguro

Criminalidade baixa em Castelo Branco...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL