NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Pároco da Guarda ordenado bispo auxiliar de Braga no dia 12

2012-06-13

00:00    00:00

Padre António Moiteiro será ordenado dia 12 de Agosto na Sé da Guarda.

O padre António Manuel Moiteiro Ramos foi nomeado, na semana passada, pelo Papa Bento XVI, Bispo auxiliar de Braga, com o título de Cabarsussi. A ordenação Episcopal de D. António Manuel Moiteiro Ramos está marcada para o dia 12 de Agosto, na Sé Catedral da Guarda. Será ordenado pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, sendo consagrantes o Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício e o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Curriculum Vitae P. António Manuel Moiteiro Ramos nasceu a 17 de Maio de 1956, na freguesia de Aldeia de João Pires, concelho de Penamacor e distrito de Castelo Branco, na diocese da Guarda. Frequentou os Seminários Diocesanos do Fundão e da Guarda, sendo ordenado sacerdote a 8 de Abril de 1982 e nomeado Vigário Paroquial das paróquias de São Vicente e de São Miguel da Guarda. Em 1987 foi nomeado pároco, como membro de uma equipa sacerdotal, das paróquias de São Miguel da Guarda, Alvendre, Avelãs de Ambom, Rocamondo e Vila Franca do Deão e, em 1996, assume o cargo de Director Espiritual do Seminário Maior da Guarda, acumulando, ao mesmo tempo, com a assistência pastoral às paróquias de João Antão, Santa Ana d'Azinha e Panoias. Em 2006, e também como membro de uma equipa sacerdotal, foi nomeado pároco da Sé e de São Vicente, na cidade da Guarda. Para além da paroquialidade exerceu, ao longo destes 30 anos de sacerdote, outros serviços na diocese da Guarda, tais como o de Responsável pelos Departamentos de Catequese da Infância e Adolescência e do Ensino da Igreja nas Escolas e, actualmente, o de Director do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, Coordenador da Pastoral, Assistente Diocesano das Conferências Vicentinas, Membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do de Pastoral. Em 3 de Setembro de 2005 foi nomeado Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, uma Associação Pública de Fiéis, fundada, em 1924, pelo bispo auxiliar da diocese da Guarda, o Servo de Deus D. João de Oliveira Matos, tendo, no momento actual, 23 comunidades em Portugal e uma em Angola e, em 2006, Vice-Postulador do Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus. Entre 1984-1986 fez a licenciatura em Teologia, com especialidade em catequética, no Instituto Superior de Teologia San Dâmaso, em Madrid, filiado na Universidade Pontifícia de Salamanca e, nos anos 1994-1996, frequentou as aulas no Instituto Superior de Pastoral, em Madrid, concluindo o doutoramento em Teologia Pastoral, em 1997, com a tese «Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993». Desde 1987 foi professor de catequética no Seminário Maior da Guarda e, actualmente, é professor de teologia pastoral no Instituto Superior de Teologia Beiras e Douro, com sede em Viseu.
Novo bispo promete atenção "aos sinais dos tempos"
O novo bispo auxiliar de Braga, D. António Moiteiro Ramos, enviou uma mensagem aos fiéis da diocese minhota em que promete atenção aos "sinais dos tempos", pedindo uma fé "presente no coração do mundo". "Convosco desejo construir comunidades cristãs onde todos os batizados possuam uma fé, fruto de uma opção pessoal", escreve o sacerdote da Diocese da Guarda, num texto em que apela à presença cristã "na família e no trabalho, na política e no compromisso pela transformação da sociedade". O documento sublinha que "a dimensão mais importante da vida cristã" é "a relação pessoal com Jesus Cristo". "Hoje, a missão da Igreja não deve ser outra que a de proclamar o amor gratuito de Deus, a conversão ao Evangelho, o dom do Espírito, o Batismo para o perdão dos pecados e de formar comunidades cristãs onde a fraternidade tenha o primeiro lugar", refere o futuro bispo. Que agradece a "confiança" nele depositada por Bento XVI, revelando o seu lema episcopal, 'É preciso que Jesus reine', expressão retirada da 1ª carta do Apóstolo Paulo aos coríntios (1 Cor 15, 25).



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Religião

Palavras-Chave
Guarda / Moiteiro / António / Padre / bispo / Manuel / pastoral / Ramos / Braga / Teologia

Entidades
Padre António Moiteiro / António Manuel Moiteiro Ramos / Papa Bento XVI / D. António Manuel Moiteiro Ramos / Cardeal D. José Saraiva Martins

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

As nomeações para a Diocese

O Bispo da Guarda, D...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL