O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, deu a conhecer, na passada segunda-feira, 22, as nomeações para o ano pastoral 2019/20.
Entre as principais alterações, a nomeação do padre Carlos Dionísio como Vigário Episcopal, substituindo no cargo D. António Luciano, agora Bispo de Viseu. E as mudanças nas paróquias do Fundão, Covilhã e Manteigas.
No Fundão, o padre Jorge Colaço sai, entrando para o lugar Hélder Lopes, que desempenhava funções nas paróquias de São Martinho e Santo André da Boidobra, na Covilhã. Para o seu lugar vai o padre Luís Freire, director do NC, que estava em Manteigas. Aí, chega um padre luso-descendente: Francisco Mata.
Francisco Mata será pároco de Manteigas, Sameiro, Vale de Amoreira e Valhelhas. Vem da Diocese de Bayonne, sul de França, já que é filho de emigrantes naturais das Inguias que, há muitos anos, se radicaram em Pau. Os pais emigraram para Pau em 1961 e foi lá que Francisco nasceu, em 1969, sendo ordenado em 2005 e exercendo sacerdócio em Billere, junto a Pau.
Segundo o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, o padre Francisco Monteiro Martins Mata frequentou o Seminário e foi ordenado sacerdote, no ano de 2005, na Diocese de Bayonne e integrado no seu Presbitério. "Agora solicitou ao seu Bispo, D. Mark Aillet, autorização para acompanhar os pais, que desejaram vir para Portugal. Há um acordo assinado entre o Bispo da Guarda e o Bispo de Bayonne sobre a permanência deste sacerdote na nossa Diocese sem deixar de pertencer ao Presbitério de Bayonne. Segundo este acordo, o Padre Francisco Mata permanece ao serviço da nossa Diocese durante três anos, podendo ou não essa permanência ser renovada, a contento das partes."
Ano Pastoral 2019-20: nomeações
Autor
João Miguel Alves
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
padre / Rev.do / Senhora / Manuel / pároco / José / Bispo / Diocese / paróquias / substituindo
Entidades
D. Manuel Felício / Carlos Dionísio / Vigário Episcopal / D. António Luciano / Jorge Colaço
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Em algumas paróquias da Diocese...
Padre António Moiteiro será ordenado dia 12 de Agosto na Sé da Guarda...