Responsáveis esperam boa resposta ao concurso.
O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) abriu 30 vagas para médicos especialistas, 25 das quais ao abrigo de um despacho do ministro da Saúde que autoriza o preenchimento imediato dos lugares. "O processo está desenhado para que os prazos sejam cumpridos com a maior celeridade", adianta Miguel Castelo Branco, administrador da estrutura hospitalar, que refere haver necessidades em várias áreas.
"Nós precisamos um pouco de tudo", sublinha Miguel Castelo Branco. "Claro que há aquelas que sendo um pouco transversais, como a anestesia, são áreas fulcrais", acrescenta o médico, sobre a especialidade para a qual foram abertas duas vagas. A otorrinolaringologia é outra área deficitária, para a qual há dois lugares para preencher.
Para além das 25 vagas abertas pela tutela, o Centro Hospitalar tomou a iniciativa de propor a abertura de concurso para mais cinco. Dois ortopedistas, dois pediatras e um reumatologista.
Miguel Castelo Branco confiante no preenchimento das vagas
Segundo Miguel Castelo Branco o recrutamento "prende-se com a necessidade de alargar os quadros em muitas especialidades para poder responder de forma mais alargada, melhor, com mais qualidade". O administrador tem boas perspectivas para o preenchimento dos lugares, embora admita possíveis dificuldades. "Claro que vivemos numa região do Interior onde a atracção não é tão grande como ainda é para outras regiões litorais", nota. "Mas temos algumas aliciantes adicionais como sejam a ligação à UBI, a ligação à área da saúde, à investigação, acrescenta. "Estamos em crer que vamos ter uma boa resposta", sublinha o presidente do conselho de administração.
Ginecologia e Obstetrícia é a especialidade para a qual foram abertas mais vagas, seis. Em Medicina Interna há três lugares para preencher. Hematologia Clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia têm duas vagas. Nos casos de Medicina Física e Reabilitação, Neurologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Urologia e Oncologia Médica é admitido um especialista.
Os despachos da tutela foram publicados em Diário da República a 4 de Junho. No País foram autorizadas 644 contratações, 210 para médicos de medicina geral e familiar para os centros de saúde e 434 para especialidades nos hospitais.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Castelo / Branco / Miguel / vagas / Hospitalar / CHCB / Beira / Responsáveis / Cova / lugares
Entidades
Miguel Castelo Branco / Claro / Centro Hospitalar / Anestesiologia, Cardiologia / Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Este ano, o número de finalistas em medicina bate recordes no hospital. As vagas foram todas preench...
No Hospital Sousa Martins...