NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Instinto: a casa dos animais abandonados

2013-10-10

00:00    00:00

A Associação Protectora de Animais do concelho existe há um ano e já promoveu a adopção de cerca de 150 cães e gatos.

Cuidar e dar um lar a animais de rua. É esse o objectivo da Instinto, Associação Protectora de Animais da Covilhã, criada há pouco mais de um ano, que durante a sua existência já conseguiu que cerca de 150 animais fossem adoptados.
Actualmente a associação tem 30 gatos e 20 cães recolhidos para adopção, espalhados pela casa das cerca de 30 famílias de acolhimento temporário. A Instinto conta ainda com cerca de 180 voluntários que, pontualmente, vão dando a sua colaboração, proporcionando qualidade de vida aos animais abandonados.
Tudo começou quando Sónia Botelho, Lara Campos e Liliana Antunes se conheceram no Projecto de Ajuda Alimentar Animal e tiveram contacto com mais gente com o interesse comum pelo bem-estar animal e pela sua protecção. Mas esse trabalho não era suficiente. "Havia muito mais a fazer, na Covilhã não existia uma associação, havia essa carência", explica Sónia Botelho.
Formaram então um núcleo de cerca de uma dezena de pessoas que diariamente trabalha em prol da associação e reúne semanalmente. No último sábado, promoveram um encontro com os animais disponíveis no Jardim Público, com o intuito de os dar a conhecer e pô-los em contacto com eventuais interessados em adoptá-los. Uma iniciativa que correu bem, embora nenhum tenha sido entregue, por haver o princípio de não entregar o animal logo no primeiro contacto.
Há primeiro que ter uma conversa para fazer uma análise prévia. Saber se a pessoa tem condições para o ter, se tem noção das responsabilidades que implica ter um animal, se sabe que acarreta despesas. Só depois é combinado um encontro com o cão ou gato, com vista à possível adopção.

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
animais / Associação / cerca / Protectora / Instinto / Cuidar / Animal / adopção / Botelho / Covilhã

Entidades
Sónia Botelho / Lara Campos / Liliana Antunes / Associação Protectora de Animais / Instinto

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Três mil euros para Banco Alimentar

Verba angariada no jantar solidário...

Comida de restaurantes para ajudar carenciados

Projecto Refood em marcha na Covilhã e Fundão...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL