Tecnologia foi desenvolvida por dois engenheiros formados na UBI.
O primeiro piso português que utiliza a pressão no solo feita por veículos e peões para produzir energia está desde a última sexta-feira, 12, em fase de testes, durante três meses, junto à passadeira em frente ao hospital, na Covilhã.
O projecto Wayenergy está a ser desenvolvido por dois engenheiros eletromecânicos formados na UBI, que optimizaram uma tecnologia já existente, tornando-a mais eficiente e potencialmente rentável.
Terminada a fase de testes, validação e certificação, o objectivo é internacionalizar a tecnologia. Até ao momento já foram absorvidos 300 mil euros e a Waydyp, empresa criada para desenvolver o projecto, tem disponíveis mais 200 mil euros, resultado na aposta feita por investidores de risco.
Francisco Duarte, natural das Covilhã, explica que as experiências feitas em outros países, nomeadamente em Israel, apenas conseguiam aproveitar 20 por cento de energia, insuficiente para "dar valor acrescentado ao produto".
"Nós desenvolvemos de raiz uma tecnologia que tem uma eficiência de 60 por cento e apresenta-se como a tecnologia número um a nível mundial a transformar energia de carros e pessoas em energia eléctrica", acentua o co-fundador da Waydyp.
Assim que Francisco Duarte e Filipe Casimiro perceberam que conseguiam uma produção de energia superior à de outros mecanismos, registaram a patente, em 2010, e no ano passado voltaram a patentear o sistema optimizado.
(Notícia completa na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Tecnologia / UBI / frente / hospital / Piso / energia / Covilhã / engenheiros / formados / testes
Entidades
Francisco Duarte / Filipe Casimiro / UBI / UBI / Covilhã
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
A empresa de polimentos de precisão, que trabalha para marcas de luxo, espera no próximo ano começar...
Enforce constrói a maior central fotovoltaica daquele país...