Protestos no velho campo

2013-01-18

Frase de protesto devido a obras no antigo campo de futebol.

Já se iniciaram, há algumas semanas, as obras de construção da nova Praça da Artes, em Belmonte. A Praça da Artes é uma obra orçada em 150 mil euros que inclui o arranjo da calçada, colocação de mobiliário urbano e floreiras, em frente à Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral e Auditório Municipal. Em suma, toda a zona central, onde havia viaturas, passará a ser uma grande praça, uma zona de lazer. E o objectivo é inaugurá-la no feriado municipal, ou seja, 26 de Abril.
Porém, na passada semana, na antiga bilheteira do antigo campo de futebol, surgiu, pintada a vermelho, uma frase de contestação à demolição de parte do antigo campo. A letras garrafais, a vermelho, surgiu anonimamente a frase "Kem te vendeu União". É que, em Belmonte, a questão da titularidade daquele espaço nunca foi consensual. Por um lado, o clube sempre defendeu ser dono do campo, embora sem ter provas disso, baseando-se apenas na utilização do mesmo nos seus mais de 40 anos de história. Já a autarquia defendia ser ela a dona, pois o campo seria, alegadamente, património da Casa do Povo e com o desaparecimento desta todo o seu património teria passado para a Câmara.
Certo é que na última semana, o muro que separava o campo da Escola de Música foi abaixo, bem como a bilheteira onde estava a frase contestatária. O portão principal foi deslocalizado mais para Sul do espaço e uma parte do antigo campo tem estado a ser convertido em estacionamento, uma vez que o que está em frente à Escola de Música e Auditório, irá desaparecer.
O NC sabe que neste momento existe um grupo de sócios da União Desportiva de Belmonte que está a recolher assinaturas de modo a que seja marcada uma Assembleia Geral do clube, onde querem obter junto da direcção da colectividade esclarecimentos acerca da ocupação do antigo campo de futebol por parte da autarquia.

Local Belmonte

campo / Praça / Artes / antigo / Frase / Belmonte / Escola / Música / Protestos / protesto

Certo / Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral / Escola de Música / Escola de Música e Auditório / NC