NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Academias seniores e associações

2014-05-15

00:00    00:00

A Covilhã irá ser centro de convívio da região com gente e atividades provenientes de Celorico da Beira, Proença, Fundão, Guarda e Seia.

Depois de uma participação animada e a todos os níveis digna dos melhores registos, num Encontro levado a efeito pela Academia Sénior do Fundão, a sua congénere da Covilhã deslocou-se a Lisboa, a convite dos Serviços Sociais da Câmara Municipal da Capital, para participar no IV Encontro de Coros da Primavera – 2014.
Se no Fundão a representação esteve a cargo do Grupo de Cavaquinhos, tecnicamente orientado pelo Maestro Luís Carlos Campos Costa, em Lisboa foi o Grupo Coral, sob regência da Maestrina Catarina Cunha, que fez questão de demonstrar o resultado de um trabalho sério, animado e dedicado que vem sendo levado a efeito na Rua do Centro de Artes, na Covilhã. Duas jornadas em que a Academia Sénior da Covilhã esteve envolvida e que não levou apenas o sinal da dedicação de um punhado de gente que vem fazendo do seu tempo livre uma oportunidade de enriquecimento cultural e social, mas que foi uma forma de levar também longe o nome de uma terra que merece ser divulgada a todos os níveis.
No Fundão e Lisboa falou-se em ocupação de tempos livres e na necessidade de se combater a solidão com formas ativas de vida saudável e com sentido positivo. O ambiente que envolveu a realização no Fundão, situado entre duas serras que se beijam e se abraçam, foi de uma beleza divinal com uns respigos de neve ainda no cume de alguns montes a contrastarem com tons de verde claro e escuro à espreita de salpicos avermelhados que hão de surgir quando as cerejeiras, em breve, estiverem carregadas de frutos apetitosos e docinhos como o mel.
No IV Encontro de Coros dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa com um auditório localizado na Avenida Afonso Costa e a rebentar pelas costuras, o eco de algumas melodias de Zeca Afonso e Lopes Graça fizeram companhia a muitas outras a que o Grupo Coral de Manteigas, o Coro Art, de Telheiras, o Coro da Academia Sénior da Covilhã e o Orfeão dos SSCML se associaram numa jornada deveras interessante e animada.
A Academia Sénior da Covilhã prepara-se agora para uma nova jornada que irá decorrer no próximo dia 21, na nossa Cidade, com mais um encontro, desta vez, para se comemorar o dia das UTIS (Universidades da Terceira Idade), a nível regional. A Covilhã irá ser centro de convívio da região com gente e atividades provenientes de Celorico da Beira, Proença, Fundão, Guarda e Seia.
Numa altura em que a conjuntura social é deveras preocupante e no olhar as nuvens são contínuas e desencorajantes, é bom que ainda se vejam portas escancaradas onde as pessoas se agrupam de modo positivo e voluntário e se abraçam com sinais de ânimo e amizade, em autênticos complementos familiares que é necessário cultivar e não deixar esmorecer.
A riqueza incorporada nas associações locais, autênticos baluartes de cultura, deve continuar a merecer o respeito e a solidariedade da comunidade onde estão inseridas como pedra base de um edifício social que parece querermos perder de vista, embora lhe passemos à porta vezes sem conta. O comodismo e a apatia que aos poucos parece querer instalar-se, desafiando os sinais de salutar convívio, vêm sendo contrariados pela rede de academias seniores que se esforçam pela manutenção de atividades de natureza formativa e educativa, voltadas para o dia a dia da modernidade e do novo tempo. Os encontros atrás referidos são disso exemplos que é bom serem revelados, numa perspetiva de dinamismo e solidariedade a que é necessário dar o consequente relevo e atenção.



Autor
Sérgio Saraiva

Categoria
Opinião

Palavras-Chave
Covilhã / Fundão / Lisboa / Sénior / Academia / centro / Encontro / Capital / Primavera / Coros

Entidades
Maestro Luís Carlos Campos Costa / Zeca Afonso / Lopes Graça / Academia Sénior do Fundão / Serviços Sociais da Câmara Municipal da Capital

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Escuteiros e banda com novas sedes

Banda no antigo espaço da EPABI, escuteiros no anterior espaço da Banda...

Produtos da terra mostram-se na Feira Raiana

Idanha-a-Nova acolhe este fim-de-semana mais uma Feira Raiana. O objectivo é promover o mundo rural ...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL