Autarquia vai concessionar serviço. Que tem motivado queixas da população.
Contentores cheios, lixo acumulado ao lado. Um panorama que, em alguns dias da passada semana, foi possível observar no concelho, e que tem levado a algumas queixas da população. "À minha porta é a mesma coisa" diz um munícipe, confrontado pelo NC.
Um problema a que Dias Rocha diz estar atento e que terá sido motivado por dois factores: o aumento da população, com a chegada de inúmeros emigrantes ao concelho, e a mudança de empresa que agora procede à recolha do lixo. "Claro que também tem a ver com o fenómeno da emigração, mas houve uma mudança na recolha, há cerca de um mês e meio. As nossas equipas estavam habituadas a este trabalho. Resolvemos, e confesso que também por uma questão economicista, abrir concurso por seis meses. É uma empresa privada que está a fazer a recolha. Empresa que também o faz em Penamacor, Almeida, Fundão e algumas freguesias da Covilhã. Não estavam habituados. Nem o motorista é daqui" explica o autarca belmontense. Que assegura que com esta mudança, da empresa Ao Seu Serviço para a Lurec, sediada no Fundão, "estamos a poupar milhares largos de euros todos os meses. Espero que o serviço entre no normal. Senão, voltamos ao antigo" garante.
O presidente da Câmara diz que não pode "admitir lixo acumulado nas ruas quando temos visitantes e emigrantes que fazem chegar muito dinheiro. Queremos dar melhor dinâmica ao serviço" frisa. E revela que no futuro, a autarquia irá abrir concurso público para entregar o serviço. "A Câmara poderá abrir concurso público para entregar o serviço a uma empresa qualificada. Não se trata de privatizar, mas sim concessionar. É uma coisa bem diferente" garante.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
serviço / Lixo / empresa / população / mudança / recolha / concurso / abrir / concessionar / queixas
Entidades
Dias Rocha / Resolvemos / Contentores / NC / Claro
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Vereador da oposição diz que com o acréscimo de população há zonas em que há deficiente recolha de l...
Vítor Pereira diz ser um problema que está ainda a ser analisado pelos técnicos...