Para aproximar população que está mais distante.
"Olhe, não posso dizer que haja muita gente. Até agora não tem tido grande adesão. Mas com o tempo, pode ser que melhore". É assim que António Teixeira, taxista de profissão, conta ao NC como tem funcionado o serviço que tem efectuado, para a Câmara de Belmonte, em que transporta munícipes desde o Monte do Bispo a Caria e Belmonte.
Na passada semana, a autarquia decidiu reduzir de um veículo de oito para quatro lugares, face à escassez de procura. Todas as segundas-feiras (de 15 em 15 dias é mercado semanal em Belmonte), o táxi do senhor António apanha, no período da manhã, pessoas entre a Quinta do Panasco e Belmonte. De tarde, no sentido inverso, com paragem na Quinta das Ferrarias, Monte do Bispo, Bairro de São Vicente, cruzamento de Caria e posto de correios da mesma vila. Em Outubro, a Câmara tinha aposta num veículo de oito lugares, devido à inexistência de transportes públicos nalgumas aldeias, mas face à escassez da procura, reduziu para um carro de quatro lugares (está excluído o lugar do condutor).
António Teixeira, durante toda a semana, transporta cerca de 18 alunos, dos vários níveis de ensino, entre aldeias próximas de Caria e esta freguesia, para que depois possam apanhar os respectivos transportes escolares. Nesta faixa etária, as coisas têm corrido bem. Mas no serviço disponibilizado aos mais velhos, nem tanto. "Faço o transporte, à segunda-feira, a partir das 9 horas e 10. Não tem tido muita adesão, até esteve suspenso porque não havia quase ninguém. Vamos ver como corre daqui para a frente" conta o taxista.
Ao NC, o presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha, diz que tal se poderá dever a falta de divulgação. "Penso que haverá alguma falta de informação e conhecimento. Mas temos que fazer um esforço para melhorar, porque aqui poderá estar a base de uma rede de transportes municipais" frisa o autarca. Que não tem dúvidas que há pessoas que "têm a necessidade de se deslocarem das freguesias para Caria e para a sede de concelho, e não têm transporte. São pessoas que estão afastadas e não têm transportes públicos. Por isso estamos a estudar a possibilidade de criar essa rede" assegura.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Belmonte / Caria / Olhe / António / transportes / Câmara / lugares / Teixeira / Monte / Bispo
Entidades
António Teixeira / António Dias Rocha / NC / Câmara / Olhe
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Autarquia vai concessionar serviço. Que tem motivado queixas da população...
Paragem do Ginjal substituída por outra mais central...