Funicular de São João parado há mais de um mês

2015-11-18

Na origem do problema está o desgaste do cabo de tracção.

O Funicular de São João, que liga a Garagem de São João à Rua Mateus Fernandes, está parado há um mês e meio. Segundo os residentes na zona, o equipamento deixou de funcionar no dia 9 de Outubro. A Câmara da Covilhã diz que o problema está relacionado com o "cabo de tracção" e espera que "nas próximas semanas" o ascensor fique funcional.
De acordo com o Gabinete de Comunicação da autarquia foi detectado um desgaste excessivo no cabo de tracção, que segundo a mesma fonte devia durar cerca de dez anos. "Por motivos de segurança", optou-se por parar o funicular.
A edilidade garante já ter encomendado a peça, que terá de vir do estrangeiro, mas não aponta uma data para a entrada em funcionamento do aparelho, apontando "as próximas semanas" como o período expectável para a chegada e instalação do novo cabo, que por ter um custo elevado, a sua encomenda exigiu o parecer favorável do director financeiro do município.
Na origem do problema, segundo a autarquia, está o "uso excessivo e desmesurado do elevador". Por isso está a ser preparado um regulamento de utilização com vista a uma utilização "mais racional" deste tipo de equipamento. Estão a ser equacionados, por exemplo tempos de espera entre viagens, para além de outras medidas que visam reduzir os custos com a manutenção e dos consumos energéticos.

(Artigo completo na edição papel)

Ana Ribeiro Rodrigues

Local Covilhã

João / parado / Fernandes / Garagem / Rua / Mateus / cabo / Funicular / problema / tracção