NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Soares diz nada ter feito para justificar homenagem

2015-10-21

00:00    00:00

Testemunho do antigo Presidente da República ao NC.

É, para mim, uma grande honra receber as altas distinçõesChaves da Cidade e Medalha de Mérito Municipal de Ouro - que me foram atribuídas pelo Município da Covilhã, cidade a cujo povo estou ligado por velhos e fortes laços de afecto, apreço e solidariedade.
Se, em consciência, considero nada ter feito de especial que justifique esta homenagem, confesso também, com sinceridade, a alegria que me dá ser distinguido pelos legítimos representantes, democraticamente eleitos, de uma terra que tanto admiro. A todos, o meu muito obrigado!
Gente de carácter, de trabalho e de tenacidade, os covilhanenses souberam sempre enfrentar as adversidades com muita coragem e lucidez, conseguindo aceitar novos desafios, como aconteceu nos últimos anos ao saberem modernizar o seu tecido empresarial e torna-lo mais competitivo no mundo global do século XXI.
Ao longo da minha vida, estive muitas vezes na Covilhã. Hoje, evoco e presto homenagem a todos aqueles que marcaram nela a resistência à ditadura e deram testemunho de profundas convicções democráticas, lutando pela liberdade e pela justiça social.
Recordo também, quando era Presidente da República, o inesquecível Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, aqui comemorado em 1988, por decisão minha e sob proposta do Presidente da respectiva Comissão Nacional, o grande escritor, meu amigo e covilhanense ilustre António Alçada Baptista, a cuja memória presto tributo.
Ao agradecer estas distinções, que tanto me sensibilizam, quero, no Dia do Município, dirigir-me ao Povo desta tão bela e laboriosa região beirã, prestando homenagem às suas virtudes humanas e cívicas.
Viva a Covilhã e o seu Povo!



Autor
Mário Soares

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Cidade / Chaves / Ouro / Medalha / Mérito / Municipal / Presidente / Covilhã / homenagem / feito

Entidades
Camões / António Alçada Baptista / Soares / NC / Comunidades Portuguesas

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Campos Costa: o senhor das artes

Maestro homenageador pela autarquia...

José Pinto diz que CDU faz falta para confrontar interesses

José Pinto candidata-se à Câmara da Covilhã com o apoio da CDU. Ao NC diz não reconhecer aos outros ...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL