Samuel Barata começou a correr nas ruas da Bouça. Pelo Benfica sagrou-se campeão nacional sub23 em corta-mato e em estrada. Ao NC, falou da ambição de poder estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Foste há quatro anos para o Benfica. Os objectivos atingidos foram aqueles a que te propuseste?
Nem sempre as coisas correram bem. Quando fui para o Benfica, no último ano de júnior, consegui ser campeão nacional de corta-mato, também campeão nacional de pista coberta, consegui os mínimos para os mundiais e até correu bem. O ano seguinte não foi fácil. Estive mais apagado. Não me consegui adaptar à subida de escalão. Mas trabalhei e entretanto fui campeão nacional de estrada em sub23 e de corta-mato. No curto fui vice-campeão.
Foste campeão de estrada e corta-mato. Em que terreno te sentes melhor?
Tudo depende da preparação. Se me preparar bem para o corta-mato, corre bem. Agora, acho que me tenho melhores resultados na estrada. Se estiver bem no corta-mato e nas pistas, na estrada ando sempre bem. Eu adoro correr na estrada, só que para bater marcas, é na pista. Tudo depende do treino.
Agora começa temporada de pista ao ar livre. Quais são os teus objectivos para esta época?
Um grande objectivo de Verão é o Europeu de sub23 de pista ao ar livre, na Estónia. Vou tentar fazer mínimos para os 5 e 10 mil metros. Se tudo correr bem, vai ser possível. Estou a treinar arduamente para o conseguir. Um título que me falta é ser campeão em pista ao ar livre, já o consegui em pista coberta. No ano passado não consegui participar por causa de uma lesão. Este ano é um grande objectivo conseguir ser campeão nacional de pista ao ar livre nos 5 mil metros. Sei que não vai ser fácil. Outro objectivo é bater os meus recordes pessoais em 1500, 5 mil e 10 mil metros.
Tens sido presença regular na selecção nacional. Isso ajudou-te a crescer enquanto atleta?
Sim. O nível é diferente. Venho com mais experiência. Os ritmos são outros. Temos de nos superar. Quando voltamos, também temos a responsabilidade de ser atletas internacionais e trazer a tal experiência que poderá ser importante para o futuro.
Sonhas com os Jogos Olímpicos?
Será muito complicado conseguir mínimos para os Jogos Olímpicos do próximo ano. É praticamente impossível. Só se desse um grande salto a nível internacional no que toca a marcas. Em 2020, se eu treinar e não me lesionar, é uma ambição.
(Entrevista completa na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Samuel / pista / nacional / campeão / Bouça / Benfica / Barata / Jogos / corta-mato / Olímpicos
Entidades
Samuel Barata / Foste / Samuel / Benfica / NC
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
João Pedro Lopes venceu as duas provas do Campeonato Nacional...
Atleta do Benfica faz balanço da época em entrevista ao NC...