NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Banda das Cortes e INSTINTO levam maior fatia do Orçamento Participativo

2015-10-28

00:00    00:00

No total, são 15 as iniciativas apoiadas.

São 67 mil e 500 euros, para as obras da sede da Filarmónica Recreativa de Cortes do Meio: e mais 60 mil para a criação do centro de recolha e acolhimento animal da INSTINTO. São estas as duas maiores "fatias" do Orçamento participativo –Covilhã decide 2016, promovido pela Câmara da Covilhã, durante este ano, e que, no total, vai apoiar 15 projectos. Dois deles (estes) com valores entre os 30 e 100 mil euros, e 13 outros de valor inferior a 30 mil.
Os vencedores da votação que foi promovida durante cerca de um mês foram apresentados na passada sexta-feira, no salão nobre da autarquia covilhanense, numa cerimónia integrada no programa comemorativo dos 145 anos de elevação da Covilhã à categoria da cidade.
No total foram apresentadas 141 propostas, das quais 79 foram consideradas elegíveis e que receberam mais de 24 mil votos dos covilhanenses. Contudo, segundo Hélio Fazendeiro, durante a votação, tiveram que se faze algumas correções em termos informáticos devido à deteção de situações fraudulentas, nomeadamente a criação de emails e perfis falsos. Este responsável assegura por isso que houve "justiça e igualdade" na votação.
Vítor Pereira avalia de forma positiva esta iniciativa e acredita que os números "dizem bem da importância que os nossos concidadãos atribuíram a este projecto. Foram de encontro à ideia que nós quisemos transmitir de suscitar a adesão à democracia directa, de serem eles próprios a escolher quais são os projectos que nós devemos inserir no orçamento municipal e com uma dotação orçamental muito simpática, uma vez que são poucos os municípios do País que apresentaram uma quantia tão generosa" frisa.
Segundo o autarca, esta era uma promessa eleitoral, que foi cumprida, e em finais de Novembro será feito um balanço definitivo desta iniciativa.
Os 13 projectos com dotação inferior a 30 mil euros foram o trilho turístico "veredas do passado" em Verdelhos, o Lapa Cuida, da Liga dos Amigos dos Penedos Altos, a construção de uma cozinha comunitária na Rua das Almas, a remodelação do lar de São Jorge da Beira, a construção de um parque de arborismo na encosta da Serra da Estrela, a realização de um furo herteziano na escola EB 2/3 do Tortosendo, a construção de um palco e um bar de apoio no recinto de festas de Cortes do Meio, o percurso "Trilhos do Sol" em Unhais da Serra, a construção do espaço público "Giroflé" no Paul, a requalificação do salão multiusos da sede social do CCD Leões da Floresta, o gabinete itinerante de apoio a vítimas de violência doméstica da associação "Colabora" e a conclusão da sede do rancho folclórico da Boidobra. Dentro desta categoria o projecto mais votado foi a requalificação do espaço exterior da escola do primeiro ciclo do Ferro.



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
INSTINTO / Orçamento / Covilhã / Filarmónica / Recreativa / total / Participativo / Cortes / construção / euros

Entidades
Hélio Fazendeiro / Vítor Pereira / Giroflé / Ferro / INSTINTO

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Aprovado concurso público para conclusão da estrada para as Minas

A obra está orçada em 1,4 milhões de euros, pagos integralmente pela Câmara Municipal da Covilhã...

Câmara reduz dívida

De 95 para 89 milhões de euros...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL