Território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela tem dotação de cinco milhões de euros.
É de cinco milhões de euros a dotação para o território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIEBSE) no quadro do Programa Operacional da Região Centro, que contempla um valor global de dois mil 155 milhões de euros.
As prioridades e estratégia do próximo quadro comunitário de apoio, em vigor até 2020, foram apresentadas numa conferência na última sexta-feira, 13, no auditório das sessões solenes da Universidade da Beira Interior, completamente lotado.
A principal diferença do Centro 2020 é a incorporação do Fundo Social Europeu (FSE), com 404 milhões de euros, em vez de apenas o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com mil e 751 milhões de euros, o que permite trabalhar numa "lógica integrada" as candidaturas, sublinha Jorge Brandão, da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR).
O responsável da estrutura coordenadora dá o exemplo: "Podemos ajudar uma empresa a melhorar o seu processo produtivo com um investimento FEDER, mas podemos apoiar a preparação e formação dos trabalhadores que vão trabalhar com as máquinas novas através do FSE. Isso é uma dimensão muito relevante, porque a empresa apenas precisa apresentar uma candidatura", sublinha Jorge Brandão.
Outra grande diferença, realça o responsável da CCDR, é a abordagem territorial, já que as comunidades intermunicipais vão trabalhar também aspectos antes não incluídos, como a promoção da inclusão e do empreendedorismo.
(Artrigo completo na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Intermunicipal / Serra / Estrela / milhões / Território / euros / Beiras / Quadro / CIEBSE / dotação
Entidades
Jorge Brandão / Programa Operacional da Região Centro / Fundo Social Europeu / Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional / Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Na Cova da Beira...
Túnel que atravesse a Serra da Estrela deve ser prioridade...