Escritor covilhanense vence prémio literário lançado este ano pela autarquia.
"Fico honrado por ficar ligado a este prémio. António Alçada Baptista era uma das referências literárias. Alguém com quem convivi ainda muito jovem". Foi assim que na passada quinta-feira, 29 de Janeiro, o escritor covilhanense João Morgado recebeu o Prémio Literário Alçada Baptista, instituído pela primeira vez pela Câmara da Covilhã.
Com o título "Gama: O Herói Imperfeito", a obra vencedora é um romance histórico inspirado em Vasco da Gama, que será agora editado.
Na cerimónia de atribuição do prémio, que se realizou no dia em que o escritor António Alçada Baptista completaria 88 anos, Cristina Vieira, membro do júri, referiu que a escolha foi feita sem que se soubesse que por detrás do pseudónimo estava "o reconhecido escritor covilhanense João Morgado", circunstância que, segundo considerou, "provavelmente agradaria ao conterrâneo e companheiro de lides literárias, António Alçada Baptista".
A docente de literatura da UBI destacou que valeu a pena ler a obra e a qualidade da escrita de Morgado. "Não é um mero texto de acção. Remete para a problematização da história. E para a pergunta: como pode um herói ser imperfeito? A via adoptada pelo autor é inovadora e remete para o perigo do endeusamento dos heróis" diz a membro do júri, que considera "Gama: O Herói Imperfeito" "uma obra que demonstra ser ora divertida, ora poética, ora directa nas questões que levanta", refere.
(Artigo completo na edição papel)
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Alçada / Baptista / Fico / prémio / Morgado / Escritor / António / Gama / Imperfeito / covilhanense
Entidades
António Alçada Baptista / João Morgado / Vasco da Gama / Cristina Vieira / UBI
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Na sexta-feira, em Gouveia...
Escritor covilhanense diz que veredicto final é dos leitores...