No próximo sábado, 22.
Uma exposição, com 14 figuras covilhanenses ligadas à epopeia dos descobrimentos, no sábado, 22, a partir das 10 horas, no Jardim Público, é a próxima iniciativa que a Câmara da Covilhã realiza para relembrar que a cidade foi um dos berços dos descobrimentos portugueses.
A celebração dos 600 anos de nomeação do Infante D. Henrique como Primeiro Senhorio da cidade e os Quinhentos anos da morte de Mateus Fernandes inserem-se num programa cultural que o município tem vindo a realizar e, no sábado, 22, recorda-se a data que marca a primeira grande conquista portuguesa em África, a tomada de Ceuta em 1415.
Pêro da Covilhã, Diogo Álvares da Cunha, Mestre José Vizinho, os irmãos Ruy Faleiro, entre outros, estarão em destaque na exposição. Decorrerá também uma homenagem a Diogo Álvares da Cunha, na Igreja de São Francisco, onde se encontra sepultado, também no Jardim Público, pelas 11h.
Animação de Rua, falcoaria, teatros e acrobacias que animarão as ruas junto ao Jardim, a partir das 18h30, e pelas 21h o espetáculo ''Admurmuratio'' do grupo de teatro ASTA, com recriação de passagens dos poemas do Cancioneiro D. Rodrigo de Castro, figura, também ela, importante na história nacional e, ainda, um concerto com o grupo musical Manta de Ourelos.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
descobrimentos / sábado / Covilhã / Câmara / Jardim / Público / Cunha / Álvares / cidade / Diogo
Entidades
Infante D. Henrique / Mateus Fernandes / Pêro da Covilhã / Diogo Álvares da Cunha / Mestre José Vizinho
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Presidente da República é o único homenageado no 20 de Outubro...
Chefe de Estado assinala Dia de Portugal na cidade...