NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Têxteis e lanifícios em recuperação

2015-07-01

00:00    00:00

José Robalo, da ANIL, diz que existe uma recuperação no sector têxtil em geral e os lanifícios acompanham esse crescimento.

Existe uma recuperação no sector têxtil em geral e os lanifícios acompanham esse crescimento, embora a um ritmo mais moderado. Quem o afirma é José Robalo, presidente da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), que desde 2002 viu o sector mergulhar numa crise a que muitas empresas não sobreviveram.
Essa recuperação, que se começou a verificar em 2011, é mais acentuada nos têxteis. No ano passado a indústria exportou perto de cinco mil milhões de têxteis e os lanifícios quase 300 milhões. Há dois anos a indústria têxtil cresceu dez por cento e no ano passado oito por cento em relação ao ano anterior. No caso dos lanifícios, o aumento das exportações foi de três por cento. Um cenário que dá esperança aos empresários do sector, ainda que com cautelas.
"Há uma recuperação importante. Estamos a começar a atingir números que atingíamos em 2002. As empresas começaram lentamente a recuperar. Começa a haver alguma esperança que o mercado têxtil global cresça e que a indústria têxtil portuguesa consiga também uma fatia desse mercado", sublinha José Robalo, ao NC. "Em 2002 o têxtil exportou mais de cinco mil milhões e só este ano espera-se que esse valor venha a ser ultrapassado", reforça.
Segundo o presidente da ANIL, associação com sede na Covilhã, as confecções estão a trabalhar melhor, voltou-se a criar trabalho. Mas o dirigente pede cautelas e "nada de euforias", porque a situação económica na Europa não permite deixar ninguém descansado, realça. Se a situação se complicar, as repercussões far-se-ão sentir. Por exemplo no financiamento à indústria. "A tendência é para crescer mas em valores moderados, com os pés assentes na terra", antevê.

(Artigo completo na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
Robalo / existe / ANIL / lanifícios / José / acompanham / recuperação / sector / crescimento / têxtil

Entidades
José Robalo / ANIL / Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios / NC / Covilhã

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Empresários preparam estudo para impedir portagens

Até final do mês, empresários da região esperam ter estudo socioeconómico da região para apresentar ...

Cada vez mais insolventes

Número de pessoas a pedirem insolvência cresce no distrito...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL