NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

“Ensino básico é uma manta de retalhos”

2016-02-25

00:00    00:00

Levantamento feito pelo Sindicato de Professores da Região Centro revela desorganização nos horários das escolas do distrito.

"O 1º ciclo do Ensino Básico está completamente descaracterizado. Tem 'levado' de todos os lados". A acusação é feita por Dulce Pinheiro, da direcção do Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) em conferência de imprensa realizada na quarta-feira, 17. A acção teve lugar à porta da escola EB1 de São Silvestre, na Covilhã, e insere-se na campanha nacional "Pela Valorização do 1º Ciclo" da Federação Nacional dos Professores (FENPROF).

Denunciar problemas, envolver professores e a restante comunidade educativa são os objectivos desta iniciativa que no distrito de Castelo Branco se centrou na questão da organização de horários que "prejudicam os professores, mas principalmente as crianças. Há problemas de concentração e de indisciplina. O elevado número de horas de trabalho das crianças deve-se a esta escola tão desorganizada", garante Dulce Pinheiro.

Para identificar os problemas com que as escolas se debatem, no distrito de Castelo Branco foi realizado um questionário que, dos 45 estabelecimentos de ensino público com 1º ciclo, obteve 23 respostas (48,4 por cento). Segundo Marta Amoroso, do SPRC, os dados recolhidos mostram que o 1º ciclo é "uma verdadeira manta de retalhos".

Uma situação que se verifica sobretudo na organização das AEC. "Era suposto que estas actividades decorressem durante o chamado tempo de prolongamento de horário, ou seja, após as actividades lectivas dos alunos". Mas segundo o questionário realizado no distrito, em 60 por cento dos casos o horário das AEC está "intercalado", interferindo com a componente lectiva, denuncia o sindicato.

(Artigo completo na edição papel)



Autor
Susana Proença

Categoria
Local Região

Palavras-Chave
básico / Professores / Levantamento / Sindicato / Região / Centro / ciclo / distrito / Ensino / Pinheiro

Entidades
Dulce Pinheiro / Marta Amoroso / Sindicato de Professores da Região Centro / SPRC / FENPROF

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Isabel Alçada diz que ensino particular era privilegiado

Ministra da Educação avisa que situaçao vai acabar...

A alma das aldeias são as crianças

Freguesias da Covilhã recusam fecho de escolas e dizem que medida mata as aldeias...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL