Realizado pela primeira vez em 1952, o Carnaval da Neve regressa este ano ao sítio onde nasceu.
"Este ano o Carnaval da Neve foi cartaz. Cartaz inexcedível em neve que do céu caía ora leve e branda, ora em girandolas e tempestade. Ficará para todo o sempre gravada na retina dos espectadores a fúria branca de terça feira de Carnaval que quase chegou a lançar o pânico na Serra. O Carnaval – 1965 foi, pois, autêntico «ballet» com diversos andamentos sob batuta mágica que não se cansou de brindar os sôfregos do «oiro branco» que daqui partiram maravilhados e enriquecidos com a visão branca das flores do céu". E assim se descrevia nas páginas do Notícias da Covilhã o Carnaval da Neve de 1965. Meio século depois, a imagem de uma Serra pintada de branco pode voltar a repetir-se no ano em que o Carnaval está de regresso às origens. "Há muita coisa boa no programa deste ano e uma ainda melhor que é a previsão de queda de neve para o fim-de-semana", diz Lino Torgal, presidente do Clube Nacional de Montanhismo.
A colectividade que desde 1952 organiza o Carnaval da Neve juntou este ano diversas entidades, os estabelecimentos comerciais e as unidades hoteleiras das Penhas da Saúde, num "cartaz virado para o turismo, com o objectivo de chamar gente para a Serra da Estrela". Parcerias que permitem a realização de um evento com pouco mais de 2 mil euros de orçamento. "É um cartaz económico mas que vai trazer um retorno importante do ponto de vista da promoção turística", garante o responsável. O grande objectivo é que o Carnaval da Neve seja uma actividade acessível a toda a gente para que "não haja razões para não virem até à Serra da Estrela", acrescenta.
Autocarros gratuitos
Este ano, de forma experimental, haverá autocarros gratuitos para quem quiser ir até às Penhas da Saúde na noite de sábado. A partida do autocarro será às 21h30 e o regresso está marcado para as 5 da manhã. "Não sabemos qual vai ser a adesão das pessoas por isso não quisemos entrar em despesas desnecessárias. Vamos ver como corre a experiência". Se este novo figurino tiver sucesso Lino Torgal admite também a possibilidade de agregar ao cartaz do Carnaval da Neve às várias actividades que se realizam na cidade da Covilhã.
(Artigo completo na edição papel)
Autor
Susana Proença
Palavras-Chave
Carnaval / Neve / Serra / regressa / Realizado / Penhas / cartaz / Saúde / Estrela / Covilhã
Entidades
Serra / Lino Torgal / Clube Nacional de Montanhismo / Carnaval / Serra
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Na Covilhã...
Festival da Transumância este fim-de-semana em Alpedrinha...