NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Portagens mais caras

2016-01-06

00:00    00:00

Preços aumentam na A23.

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai aumentar em cinco cêntimos 34 das 550 tarifas de portagem das autoestradas que lhe estão concessionadas no próximo ano. A23 e A25 estão na lista.

Numa nota escrita enviada à Lusa, a IP refere que a actualização anual das taxas de portagem, que tem por base a evolução do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), se irá reflectir "quase unicamente" nas tarifas aplicadas às classes 2, 3 ou 4.

Segundo esclarece, em 2016 a actualização anual irá representar, em média, um aumento de 0,2 por cento em valor no conjunto das sete concessões ex-SCUT (Algarve, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior, Costa de Prata, Interior Norte, Grande Porto, Norte Litoral) e duas concessões de portagem real (Norte e Grande Lisboa).

Na A23 (Beira Interior) o aumento de cinco cêntimos aplica-se no troço Alcaria-Covilhã Sul para a classe 2, Sarnadas/Retaxo-Castelo Branco Sul e Soalheira-Castelo Novo para a classe 3 e Mouriscas-Mação, Hospital-Castelo Branco Norte e Soalheira-Castelo Novo para a classe 4.

Quanto à A25 (Beiras Litoral e Alta), a subida de cinco cêntimos aplicar-se-á aos veículos de classe 2 no troço Boa Aldeia Nascente-Fail e aos de classe 4 nos percursos Reigoso-Cambarinho, EN231-EN2 e Mangualde-Chãs de Tavares.

Segundo recorda a IP, actualmente as empresas transportadoras de mercadorias, maioritariamente utilizadoras dos veículos das classes superiores, beneficiam já de um desconto no preço das portagens de 10 por cento durante o dia e de 25 durante a noite.



Autor
NC

Categoria
Local Região

Palavras-Chave
Norte / Portugal / Infraestruturas / classe / Litoral / Interior / Beiras / Beira / portagem / Preços

Entidades
Lusa / IPC / A23 / Infraestruturas de Portugal / A25

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Protestos contra as portagens a 8 de cada mês

Em Fevereiro é pedido aos condutores que circulem "nas desgraçadas" alternativas...

Isenções de portagens mal explicadas

Diz Comissão de Utentes da A23, A24 e A25...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL