NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Autarquia e UBI vão financiar AFTEBI

2016-02-11

00:00    00:00

Até virem os fundos comunitários, os dois promotores da escola tecnológica vão assegurar o seu normal funcionamento.

O presidente da Câmara da Covilhã adianta que o município e a Universidade da Beira Interior (UBI), numa conjugação de esforços, encontraram uma solução que vai permitir o normal funcionamento da AFTEBI (Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior), com sede na Covilhã, até virem os fundos comunitários que suportem a sua actividade.

A informação foi avançada por Vítor Pereira na última sexta-feira, 5, após a reunião privada da autarquia, durante a qual o assunto foi discutido. O edil sublinha que a situação da escola tem sido motivo de grande preocupação. A solução encontrada, "técnica e financeira", vai permitir a normalidade no funcionamento da escola de formação profissional até virem os fundos comunitários que sempre têm financiado a AFTEBI. "Demore o que demorar. Cá estamos para assegurar", salienta Vítor Pereira, que prefere não avançar números nem em que consiste a fórmula encontrada. "Até lá há que garantir a sobrevivência da escola", acrescenta o autarca.

Nuno Reis, do Movimento Acreditar Covilhã, explica que a proposta em cima da mesa contempla uma transferência mensal, por parte do município, de 3.200 euros, durante os próximos quatro a cinco meses, de forma a dar resposta a um período de tempo em que a escola precisa de apoio. "A acção parece-nos correcta", considerou o vereador, que no entanto quer saber se os outros associados da escola tecnológica vão acompanhar nessa ajuda. Antes de a concretizar, a autarquia tem primeiro de verificar a legalidade dessa transferência.

Sem alunos desde Junho
A AFTEBI há alguns meses que está sem financiamento para novos Cursos de Especialização Tecnológica e já esgotou os recursos próprios. Desde Junho, altura em que terminaram os últimos cursos, que a escola está sem alunos e se encontra a funcionar apenas com os serviços mínimos.

(Artigo completo na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Interior / Beira / UBI / escola / AFTEBI / normal / Associação / Câmara / Universidade / tecnológica

Entidades
Vítor Pereira / Nuno Reis / Associação para a Formação Tecnológica / Movimento Acreditar Covilhã / Cursos de Especialização Tecnológica

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

ADE recebe apoio para concluir nova sede este ano

Clube espera concluir complexo ainda este ano...

AFTEBI está sem alunos desde Junho

Escola está sem financiamento para novos Cursos de Especialização Tecnológica e já esgotou os recurs...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL