NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Autarquia e UBI vão financiar AFTEBI

2016-02-11

00:00    00:00

Até virem os fundos comunitários, os dois promotores da escola tecnológica vão assegurar o seu normal funcionamento.

O presidente da Câmara da Covilhã adianta que o município e a Universidade da Beira Interior (UBI), numa conjugação de esforços, encontraram uma solução que vai permitir o normal funcionamento da AFTEBI (Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior), com sede na Covilhã, até virem os fundos comunitários que suportem a sua actividade.

A informação foi avançada por Vítor Pereira na última sexta-feira, 5, após a reunião privada da autarquia, durante a qual o assunto foi discutido. O edil sublinha que a situação da escola tem sido motivo de grande preocupação. A solução encontrada, "técnica e financeira", vai permitir a normalidade no funcionamento da escola de formação profissional até virem os fundos comunitários que sempre têm financiado a AFTEBI. "Demore o que demorar. Cá estamos para assegurar", salienta Vítor Pereira, que prefere não avançar números nem em que consiste a fórmula encontrada. "Até lá há que garantir a sobrevivência da escola", acrescenta o autarca.

Nuno Reis, do Movimento Acreditar Covilhã, explica que a proposta em cima da mesa contempla uma transferência mensal, por parte do município, de 3.200 euros, durante os próximos quatro a cinco meses, de forma a dar resposta a um período de tempo em que a escola precisa de apoio. "A acção parece-nos correcta", considerou o vereador, que no entanto quer saber se os outros associados da escola tecnológica vão acompanhar nessa ajuda. Antes de a concretizar, a autarquia tem primeiro de verificar a legalidade dessa transferência.

Sem alunos desde Junho
A AFTEBI há alguns meses que está sem financiamento para novos Cursos de Especialização Tecnológica e já esgotou os recursos próprios. Desde Junho, altura em que terminaram os últimos cursos, que a escola está sem alunos e se encontra a funcionar apenas com os serviços mínimos.

(Artigo completo na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Interior / Beira / UBI / escola / AFTEBI / normal / Associação / Câmara / Universidade / tecnológica

Entidades
Vítor Pereira / Nuno Reis / Associação para a Formação Tecnológica / Movimento Acreditar Covilhã / Cursos de Especialização Tecnológica

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

AFTEBI está sem alunos desde Junho

Escola está sem financiamento para novos Cursos de Especialização Tecnológica e já esgotou os recurs...

Aprovado concurso público para conclusão da estrada para as Minas

A obra está orçada em 1,4 milhões de euros, pagos integralmente pela Câmara Municipal da Covilhã...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL