A retoma dos trabalhos de modernização da linha da Beira Baixa entre Covilhã e Guarda só terá início em 2017.
A informação é avançada pelo jornal Público. Só em 2018 é que o troço Covilhã/Guarda da Linha da Beira Baixa estará concluído e pronto para receber comboios.
O troço tem apenas 46 quilómetros. A retoma dos trabalhos de modernização da linha da Beira Baixa entre Covilhã e Guarda só terá início em 2017. estimando-se a sua conclusão para finais de 2018. A informação é da Infraestruturas de Portugal (ex-Refer), que, em resposta a um conjunto de perguntas do jornal Público, não divulgou o montante do investimento alegando que o mesmo será apresentado a candidatura a fundos comunitários no próximo dia 16 de Fevereiro.
Em 2009 foi suspensa a circulação de comboios entre Covilhã e a Guarda para que a Refer pudesse proceder à modernização da linha, num investimento à época estimado em 85 milhões de euros. Mas a crise levou à paragem dos trabalhos, deixando no terreno um troço requalificado de dez quilómetros, entre Caria e Belmonte que nunca chegou a ser utilizado. Agora a conclusão das obras está integrada naquilo que a IP designa por "corredor internacional" (modernização da linha da Beira Alta), mas a empresa tem dado prioridade às obras de consolidação da linha entre Abrantes e Ródão, na qual investiu recentemente 3,2 milhões de euros. Já o investimento futuro no troço encerrado (Guarda-Covilhã) prevê a substituição integral de carris e travessas, electrificação e instalação de modernos sistemas de sinalização e telecomunicações.
Autor
NC
Palavras-Chave
linha / Beira / Covilhã / Baixa / Guarda / Troço / modernização / Público / investimento / retoma
Entidades
ex-Refer / Refer / Beira Baixa / Covilhã / Guarda
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Entre Guarda e Covilhã...
Passou a ser uma das obras prioritárias do Governo. Autarca covilhanense desconfia e fala em "engodo...