NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Bispo pede mais atenção às famílias

2017-02-08

00:00    00:00

Entrevista a D. Manuel.

A Diocese optou por trazer para as jornadas de formação do clero o tema da Família, partindo da última exortação apostólica do Papa Francisco. Que pertinência tem este tema no momento?

D. Manuel Felício: A "Amoris laetitia" é uma nova forma de olhar para as realidades das famílias, com uma intuição diferente. Apesar de ser um documento onde se observa a tradicional doutrina da Igreja, abre um espaço para a formação das consciências, algo de novo que o Pontificado de Francisco nos trouxe. Este facto implica que os pastores possam ajudar os leigos a ser fiéis à sua consciência, sem lhes impor nada, mas ajudando na formação desta. Estas jornadas servem para esclarecer os sacerdotes a que possam informar as pessoas sobre muitas matérias que desconhecem, apresentar-lhes a doutrina da Igreja e depois estarem disponíveis para acompanhar naquilo que o Papa tanto pede: que todas as pessoas, implicadas num processo de insucesso matrimonial, possam fazer um exame de consciência sério. Este exame de consciência tem de colocar várias interrogações à pessoa: como se encara a opção pelo matrimónio, os filhos das relações anteriores, a justiça ou a injustiça sobre o cônjuge abandonado e como se sentem essas pessoas diante da comunidade. Diga-se porém, que nós não somos domesticadores, nem dominadores de consciências. A Igreja ajuda a formação das consciências e respeita as decisões que as pessoas tomam. Estas intuições que os dois últimos Sínodos sobre a família e a "Amoris laetitia" nos trouxeram são uma responsabilização para que a Igreja continue a acompanhar as famílias em todas as circunstâncias e dimensões.

Acha que a Igreja acompanha o pensamento e vontade do Papa na forma como se encaram os problemas relacionados com a família?

Não há dúvida que, dentro da doutrina tradicional, o Papa introduziu a novidade. Esta novidade prende-se com a atenção que a Igreja deve aos casais e aos casos concretos de famílias que fazem um caminho sob a luz de Deus. Tudo o que é novo, precisa de uma recepção. Por isso, aqui na Diocese, promovemos estes dois dias para recebermos os ensinamentos da Igreja.

(Entrevista completa na edição papel)



Autor
NC

Categoria
Secções Religião

Palavras-Chave
Igreja / Papa / famílias / formação / pessoas / Família / consciências / Francisco / Manuel / Amoris

Entidades
D. Manuel A Diocese / Papa Francisco / D. Manuel Felício / Papa / Deus

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Despovoamento do Interior preocupa novo bispo

D.António Moiteiro foi ordenado bispo auxiliar de Braga na Sé da Guarda...

Bispo pede maior responsabilidade social às empresas

Em Belmonte, no passado domingo, D.Manuel abordou o tema do desemprego e perguntou para quem vão as ...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL