NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Unidade de Emergência da GNR fica na Guarda

2019-07-08

00:00    00:00

O novo Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR) vai ter a sua sede na cidade da Guarda, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal.
Segundo Carlos Chaves Monteiro, o Ministério da Administração Interna decidiu instalar aquela unidade na Guarda, nas antigas instalações da Infraestruturas de Portugal, que vão ser requalificadas e adaptadas para esse efeito.
No final da reunião do executivo camarário de hoje, o presidente da Câmara Municipal da Guarda disse aos jornalistas que a cidade vai acolher o novo Comando que, por decreto-lei, teria de ficar instalado em regiões de baixa densidade.
"Ficou efetivamente determinado que [o novo Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR] vem para a Guarda, para as antigas instalações da Infraestruturas de Portugal, sediadas na Avenida de Sá Carneiro. E, nessa lógica, aquilo que vai ser feito é a requalificação do espaço mais antigo e aproveitando também a parte do edifício novo, que será também uma componente importante deste projeto", declarou.
Carlos Chaves Monteiro disse que as instalações "vão ser requalificadas com a ajuda da Câmara" para que o Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR "seja colocado na Guarda, no mais breve e curto espaço de tempo".
Referiu ainda que "não há prazo" para a criação do novo serviço, uma vez que "estão a ser encetados contactos com as várias entidades – Infraestruturas de Portugal e com a GNR – e, a partir desses contactos, e da vontade política" do Ministério da Administração Interna, "irão ser desenvolvidas todas as ações com vista à requalificação do espaço" a ocupar.
"Mas o que é fundamental é a criação do Comando Nacional. E é a partir daqui que o Comando comanda em território nacional. Ou seja, são altas patentes que vão desenvolver a sua atividade e é a partir daqui [da Guarda] que vão desenvolver a estratégia nacional no âmbito da GNR e no âmbito da proteção civil", apontou.
O autarca social-democrata referiu que a cidade irá acolher "serviços específicos de comando" que, no início, poderão envolver cerca de 50 profissionais.
O vereador do PS na Câmara da Guarda Pedro Fonseca afirmou aos jornalistas que a decisão do Governo em instalar o Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR na cidade é um exemplo de como "o setor público pode dar um contributo importante" para as regiões do interior.
Segundo o socialista, a instalação de serviços relevantes de âmbito nacional também constitui "um reforço da capitalidade" da cidade da Guarda.



Autor
João Miguel Alves

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Guarda / Comando / GNR / Unidade / Emergência / Proteção / Socorro / Câmara / Infraestruturas / Portugal

Entidades
Carlos Chaves Monteiro / Pedro Fonseca / João Miguel Alves

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Novo comandante da GNR diz que falta efectivo

O novo comandante do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, Albino Fernando Tavares, afirma q...

Grupo Hospitalar nasce na Beira Interior

Ministro da saúde anuncia, na Guarda, criação de grupo que unirá ULS de Guarda e Castelo Branco e ho...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL