NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Novo presidente diz que emigração roubou bombeiros em Belmonte

2019-04-17

00:00    00:00

Dario Gonçalves em entrevista ao NC.
Quais são os grandes desafios que espera encontrar pela frente?

Eu conheço bem os bombeiros, até porque já fui bombeiro, o meu pai também o foi e até pertenceu aos quadros do comando. Até se pode quase dizer que eu nasci com os bombeiros. Quando nasci, os bombeiros tinham um ano de idade. No fundo todo, o meu percurso de infância foi passada e vivida perto, de modo que é uma casa e um espirito de missão que tem um certo fascínio em mim. Ainda hoje me arrepio e emociono quando vejo passar um carro dos bombeiros em emergência. É algo que está dentro de mim, tenho esse espirito de ajudar o próximo.

Como está o parque automóvel e como está a ser planeado o combate aos incêndios?

É oportuno falar no novo carro que temos. Esse carro foi adquirido por um núcleo que existe dentro dos bombeiros, que é o Núcleo de Cultura e Desporto, que tinha feito calendários para angariar alguns meios para poderem fazer actividades, acabaram por organizar caminhadas, entre outras. A autarquia tem também doado as verbas das entradas nas Festas do Concelho e esse dinheiro entrou para a Associação, mas no sentido dessa comissão não estar à espera do dinheiro da direcção para fazer coisas. E surgiu a ideia, que já não é peregrina, de comprar um carro que estava em boas condições e os voluntários foram, ao longo deste último ano, transformando este carro. Ou seja, o dinheiro que a Câmara nos doou reverteu num carro de combate a incêndios, um VUCI, porque o que nós temos não cabe nas ruas mais estreitas do concelho e até mesmo da vila e suprimimos assim uma das falhas que tínhamos. Este veículo já está legalizado e vamos agora baptizá-lo, juntamente com um outro oferecido pelo Intermarché de Belmonte (no valor de 14 mil euros) que nos ajuda constantemente, no dia 26 de Abril (ver caixa).

E os outros veículos?

Relativamente aos restantes veículos estamos equipados com aquilo que é considerado necessário por nós e pela protecção civil para a fase que se avizinha. Mas existe um problema: o corpo de bombeiros desta associação tem o limite de, salvo erro, 89 bombeiros e já os tivemos, mas neste momento temos apenas 47. Muitos bombeiros emigraram, outros foram estudar para fora e por lá ficaram e não tem sido fácil a sua substituição. E a situação é esta. Vamos também trabalhar nesta parte e sensibilizar os nossos jovens, já temos vários adolescentes a fazer formação para ingressar, mas são muitas horas de formação até lá chegar.

(Entrevista completa na edição papel)



Autor
João Santos

Categoria
Secções

Palavras-Chave
bombeiros / Dario / Gonçalves / Quais / carro / Belmonte / frente / dinheiro / presidente / emigração

Entidades
Dario Gonçalves / Novo / NC Quais / Núcleo de Cultura e Desporto / Associação

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Número de partos não é o mais importante

Aumento de 10 por cento no Hospital Pêro da Covilhã...

Contrato de empresa nos bombeiros preocupa Matias

Presidente da direcção dos bombeiros da Covilhã em entrevista ao NC...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL