Iniciativa promovida pelo Rancho Folclórico não se realizou no ano passado.
Com as luzes desligadas, apenas tochas a iluminarem, António Machado, Carolina Marques e Raquel Machado, posicionados no campanário da antiga igreja e numa varanda, vão cantar esta quinta-feira, 18, os Martírios, na Rua de Santo André, na Boidobra, às 22h.
A tradição dos cantos pascais do início do século XIX foi retomada na década de 80, pelo Rancho Folclórico da Boidobra. No ano passado a iniciativa não se realizou. Segundo o presidente da agremiação, Bruno Augusto, "para apalpar o pulso à população", uma vez que no ano anterior não tinha tido a adesão desejada.
"Quisemos que sentissem a falta e se questionassem sobre o porquê de não se fazer. Também queremos mostrar às pessoas mais novas, algumas que entraram agora para a direcção, as particularidades desta tradição que fazemos questão de manter", realça Bruno Augusto.
O Canto dos Martírios descreve quadra por quadra, todo o sofrimento, toda a agonia, todo o martírio de Cristo na cruz. Cada uma narra o sofrimento de cada parte do corpo.
Durante 35 minutos as três vozes vão cantar, alternadamente, 28 quadras, entoadas de forma melodiosa e melancolicamente, enquanto à volta certa de 40 elementos do Rancho da Boidobra, trajados a rigor, com vestes que não são as que utilizam normalmente no grupo de folclore, se misturam com a população, "para ajudar a criar o ambiente", e assistem ao momento solene.
"Os Martírios são um exemplo bem vivo de como eram os cânticos quaresmais. Contam, quadra por quadra, todo o sofrimento, toda a agonia, todo o martírio de Cristo na Cruz. Cada quadra narra-nos o sofrimento de cada parte do corpo de Jesus Cristo, desde o cabelo aos pés. Tendo, com o desenrolar do cântico, uma sequência certa que se sucede de quadra para quadra, havendo prejuízo para o mesmo de se saltar alguma", explicam os responsáveis do grupo.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Categoria
Secções
Palavras-Chave
Machado / Boidobra / Rancho / Folclórico / António / Carolina / André / quadra / Marques / Raquel
Entidades
Carolina Marques / Raquel Machado / Bruno Augusto / Cristo / Jesus Cristo
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Não se sabe ao certo há quanto tempo, mas há muitas décadas que a figura do Ecce Homo não saía da Ig...
Esta quinta-feira, 17, às 22h, o Rancho Folclórico da Boidobra volta a recriar o canto dos Martírios...