A candidatura foi submetida à Missão Sorriso e o Centro Hospitalar apela ao voto da população no projecto, para que seja financiada com verbas dos produtos Leopoldina.
O Centro Hospitalar Cova da Beira pede à população que se mobilize em torno da candidatura da remodelação da Pediatria à Missão Sorriso, programa da Sonae que se propõe financiar cinco projectos a nível nacional.
Apesar de considerar que a ala dos mais novos tem muito boas condições, João Casteleiro, administrador da unidade hospitalar, frisa que os serviços estão permanentemente em evolução e que é sempre possível melhorar. Neste caso, há a possibilidade de o fazer com a ajuda de privados. Para isso é necessário motivar a população a votar na candidatura em causa, através do endereço electrónico missaosorriso.continente.pt/votar.php.
O que se pretende é melhorar as condições de acolhimento aos pacientes mais jovens. "Temos camas onde os pais podem ficar durante a noite, mas constatamos que muitos preferem ficar sentados numa cadeira ao lado dos filhos", conta Casteleiro. Por isso pretende-se alterar as instalações de forma a permitir que os pais possam pernoitar, também numa cama, ao lado da cama dos filhos, com maior conforto.
Outra alteração que se pretende fazer é compartimentar a Pediatria de forma a que as crianças pequenas, as que estão em idade escolar e os adolescentes possam ficar em espaços diferentes em função das idades, embora já se procure juntar os pacientes com esse critério, quando o número de camas o permite.
Área para adolescentes é prioritária
A Missão Sorriso é uma iniciativa do Grupo Sonae, que na altura do Natal vende CD e livros da Leopoldina, nos Hipermercados Modelo e Continente, cujas receitas revertem para os serviços de Pediatria e Neonatologia de vários hospitais do País.
E se em anos anteriores as receitas eram repartidas pelos vários hospitais, com a distribuição de equipamento, este ano as regras mudaram. Cada unidade interessada entregou uma candidatura e apenas cinco vão ser contempladas. A votação do público pesa 45 por cento. A avaliação que resta é feita por um júri.
(Leia a notícia na íntegra na edição em papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Missão / Sorriso / Centro / Hospitalar / Covilhã / Pediatria / candidatura / população / Casteleiro / Leopoldina
Entidades
Leopoldina / João Casteleiro / Casteleiro / Leia / Missão Sorriso
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
António Rebordão é o candidato do PSD à junta da cidade...
Obstáculo à fixação de médicos na região...