Sérgio Figueiredo passa a ocupar o cargo.
Melhorar o diferencial de tempos para os outros atletas nas provas internacionais e aumentar o número de esquiadores em representação do País são os principais objectivos de Sérgio Figueiredo, o seleccionador nacional de esqui, nomeado na semana passada pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP).
"Normalmente nas competições em que participamos os tempos conseguidos deixam-nos no terceiro terço da tabela. Pretendemos baixar para o segundo terço", aspira Sérgio Figueiredo, que entre 2005 e 2007 foi o director técnico da então Federação de Esqui. Este ano mudou de nome para FDIP e pela primeira vez cria o cargo com a designação de seleccionador nacional.
O reduzido número de desportistas que habitualmente são seleccionados para representar Portugal nas competições internacionais é outro aspecto que preocupa o técnico. Circunstância que atribui às poucas condições dos clubes para se desenvolverem, porem mais gente a fazer esqui e fazerem com que surjam mais atletas com qualidade para serem seleccionáveis.
Um dos caminhos é a formação de treinadores, prevista para breve, mas ainda sem data agendada. Embora Sérgio Figueiredo, de 33 anos, nota que existem poucos técnicos no activo.
Danny Silva, nascido nos Estados Unidos da América, é o único português apurado para os Jogos Olímpicos de Inverno, a disputar em Vancouver, Canadá, entre 12 e 28 de Fevereiro de 2010. A curto prazo o seleccionador não vislumbra nenhum atleta preparado para conseguir os mesmos resultados, adianta.
(Notícia completa na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Sérgio / Figueiredo / esqui / Melhorar / País / Desportos / Federação / Seleccionador / FDIP / Portugal
Entidades
Sérgio Figueiredo / Melhorar / FDIP / Danny Silva / Federação de Desportos de Inverno de Portugal
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Jogos para atletas com deficiência decorre na cidade entre 22 e 24 deste mês...
A 25 de Fevereiro no Jardim do Lago...