NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Covilhã tem novo clube de pentatlo

2010-10-12

00:00    00:00

Colectividade quer alargar prática da modalidade.

Antes secção de pentatlo moderno do Académico dos Penedos Altos, o Pentaclube da Covilhã apresentou-se no último sábado, 9, como clube autónomo. O objectivo é alargar a oferta desportiva na cidade e estender a prática da modalidade aos seniores.

Distinguido em 2008 e 2009 pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno como clube do ano nos escalões de formação, e com vários campeões nacionais nas suas fileiras, o Pentaclube da Covilhã tem no horizonte vir a conseguir títulos nos principais escalões.

Desde 2005, altura em que o grupo se iniciou no pentatlo, "a evolução foi contínua e exponencial", sublinha Sérgio Ferraz, presidente do Pentaclube da Covilhã, formalizado a 17 de Setembro e constituído por pais e técnicos.

"Conseguimos dezenas de pódios e de títulos individuais, temos vários atletas internacionais. Chegámos a um patamar que implica uma nova dinâmica de clube", frisa Sérgio Ferraz, para justificar o afastamento do Académico dos Penedos Altos, de quem diz que apenas recebia os apoios necessários à sobrevivência da secção.

"Os objectivos são agora mais ambiciosos que nunca, exige mais e melhores recursos. Temos atletas internacionais que começam a precisar de outros apoios", acrescenta o presidente e também treinador.

Inscrições para tiro esgrima e atletismo já abertas
Para já o Pentaclube vai permitir a prática de cada uma das cinco modalidades que integram o pentatlo individualmente. As inscrições para o atletismo, a esgrima e o tiro vão abrir de imediato. A "médio prazo" será possível os mais velhos praticarem natação e hipismo.

Actualmente o clube conta com 42 atletas, entre os seis e os 18 anos, embora a expectativa seja com as novas condições chegar a mais gente. De momento apenas está assegurado um apoio e da autarquia é esperada a cedência da piscina municipal e eventualmente um subsídio anual.

Ainda este ano a direcção espera organizar acções de formação para técnicos e promover um estágio de esgrima na Covilhã.

Beatriz Coelho, desde 2006 campeã nacional de benjamins e infantis, João Pinheira, João Rodrigues, Filipa Cruz, Marina Oliveira, Mariana Fiadeiro e Adriana Guerreiro são os atletas que mais se têm destacado numa modalidade que, sublinha o presidente do Pentaclube, não é muito comum.

Para integrar o clube é necessário o pagamento de uma jóia, de uma quota mensal de um euro e, para poder praticar pentatlo, uma mensalidade de 30 euros.

O clube ainda não tem sede. As inscrições, para já, podem ser feitas no Natura Clube do Hotel Turismo, parceiro do Pentaclube. O hipismo é feito no Terlamonte e o tiro e a esgrima em duas salas devidamente equipadas na antiga fábrica Lanofabril.

Sérgio Ferraz é acompanhado na direcção por Ricardo Ferraz, Bruno Rodrigues, Laurinda Fonseca e Liliana Castelo. A Assembleia Geral é presidida por Carlos Rodrigues e conta também com Nuno Garcia e Anabela Garcia. Luís Veiga dirige o Conselho Fiscal, com José Guerreiro e Carlos Pinheiro.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Secções Desporto

Palavras-Chave
Pentaclube / Covilhã / pentatlo / clube / Ferraz / Colectividade / prática / Sérgio / moderno / Altos

Entidades
Sérgio Ferraz / Beatriz Coelho / João Pinheira / João Rodrigues / Filipa Cruz

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Torneio da ADE com mais equipas

Torneio Internacional Diamantino Costa arranca hoje...

Covilhã pode receber Jogos de Inverno para deficientes

Anúncio feito por Dias Ferreira, presidente do Special Olimpics...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL