Colectividade quer alargar prática da modalidade.
Antes secção de pentatlo moderno do Académico dos Penedos Altos, o Pentaclube da Covilhã apresentou-se no último sábado, 9, como clube autónomo. O objectivo é alargar a oferta desportiva na cidade e estender a prática da modalidade aos seniores.
Distinguido em 2008 e 2009 pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno como clube do ano nos escalões de formação, e com vários campeões nacionais nas suas fileiras, o Pentaclube da Covilhã tem no horizonte vir a conseguir títulos nos principais escalões.
Desde 2005, altura em que o grupo se iniciou no pentatlo, "a evolução foi contínua e exponencial", sublinha Sérgio Ferraz, presidente do Pentaclube da Covilhã, formalizado a 17 de Setembro e constituído por pais e técnicos.
"Conseguimos dezenas de pódios e de títulos individuais, temos vários atletas internacionais. Chegámos a um patamar que implica uma nova dinâmica de clube", frisa Sérgio Ferraz, para justificar o afastamento do Académico dos Penedos Altos, de quem diz que apenas recebia os apoios necessários à sobrevivência da secção.
"Os objectivos são agora mais ambiciosos que nunca, exige mais e melhores recursos. Temos atletas internacionais que começam a precisar de outros apoios", acrescenta o presidente e também treinador.
Inscrições para tiro esgrima e atletismo já abertas
Para já o Pentaclube vai permitir a prática de cada uma das cinco modalidades que integram o pentatlo individualmente. As inscrições para o atletismo, a esgrima e o tiro vão abrir de imediato. A "médio prazo" será possível os mais velhos praticarem natação e hipismo.
Actualmente o clube conta com 42 atletas, entre os seis e os 18 anos, embora a expectativa seja com as novas condições chegar a mais gente. De momento apenas está assegurado um apoio e da autarquia é esperada a cedência da piscina municipal e eventualmente um subsídio anual.
Ainda este ano a direcção espera organizar acções de formação para técnicos e promover um estágio de esgrima na Covilhã.
Beatriz Coelho, desde 2006 campeã nacional de benjamins e infantis, João Pinheira, João Rodrigues, Filipa Cruz, Marina Oliveira, Mariana Fiadeiro e Adriana Guerreiro são os atletas que mais se têm destacado numa modalidade que, sublinha o presidente do Pentaclube, não é muito comum.
Para integrar o clube é necessário o pagamento de uma jóia, de uma quota mensal de um euro e, para poder praticar pentatlo, uma mensalidade de 30 euros.
O clube ainda não tem sede. As inscrições, para já, podem ser feitas no Natura Clube do Hotel Turismo, parceiro do Pentaclube. O hipismo é feito no Terlamonte e o tiro e a esgrima em duas salas devidamente equipadas na antiga fábrica Lanofabril.
Sérgio Ferraz é acompanhado na direcção por Ricardo Ferraz, Bruno Rodrigues, Laurinda Fonseca e Liliana Castelo. A Assembleia Geral é presidida por Carlos Rodrigues e conta também com Nuno Garcia e Anabela Garcia. Luís Veiga dirige o Conselho Fiscal, com José Guerreiro e Carlos Pinheiro.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Pentaclube / Covilhã / pentatlo / clube / Ferraz / Colectividade / prática / Sérgio / moderno / Altos
Entidades
Sérgio Ferraz / Beatriz Coelho / João Pinheira / João Rodrigues / Filipa Cruz
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Sérgio Figueiredo passa a ocupar o cargo...
Torneio Internacional Diamantino Costa arranca hoje...